Núcleo de Nutrição e Saúde – NNS
Última atualização: 14/11/2017 - 10:34 horas | Data de publicação: 11/12/2015 - 8:51 horas

O Núcleo de Nutrição e Saúde contribui para implementação do Programa de Assistência Integral à Saúde (PRO-SAÚDE) que integra a Política de Assistência Estudantil do IF Baiano.

O PRO-SAÚDE visa criar mecanismos para viabilizar assistência ao estudante, através dos serviços de atendimento médico, odontológico, psicológico, enfermagem e nutrição, incluindo ações de prevenção, promoção, tratamento e vigilância à saúde da comunidade discente (como exemplos: campanhas de vacinação, doação de sangue, riscos das doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, higiene corporal e orientação nutricional).

Através do PRO-SAÚDE, os campi deverão buscar a criação de convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS), ou serviços alternativos, para o encaminhamento de usuários que necessitem de assistência à saúde de nível mais complexo.

1. NÚCLEO DE NUTRIÇÃO

O Núcleo de Nutrição, composto por Nutricionista, Cozinheiros e Auxiliares, promove ações que visam o funcionamento adequando do Restaurante do IF Baiano Campus Santa Inês (Refeitório).

O Restaurante do IF Baiano Campus Santa Inês tem função social e não visa lucros, tendo por finalidade:

• fornecer alimentação balanceada que atenda às necessidades nutricionais básicas de seus usuários;

• contribuir com o desenvolvimento de programas de educação nutricional e sanitária;

• atuar como um dos instrumentos de política de permanência e êxito estudantil.

Os horários de funcionamento, regras de acesso e utilização, são instituídas por regulamento próprio, disponível no menu Conheça o Campus/Documentos Institucionais/Regulamento do Refeitório

Setor de Alimentação e Nutrição

Servidores: Andréia Santos Carvalho / Valter Costa Silva

Telefone: 73 3536 1210 – Ramal 111

Endereço eletrônico: andreia.carvalho@ifbaiano.edu.br / valter.silva@ifbaiano.edu.br

2. NÚCLEO SAÚDE

O Núcleo Saúde do IF Baiano Campus Santa Inês é composto por Técnico em Enfermagem, Odontólogo, e Psicólogo. Promove atendimento ambulatorial em pequenas urgências, avaliação, triagem e encaminhamentos necessários, prevenção clínica e educação voltada para saúde.

2.1. Enfermaria

A Enfermaria funciona de segunda a sexta, das 07h30min às 22h30min, e tem como atribuições:

• realizar primeiros socorros no âmbito de enfermagem;

• realizar acompanhamento em atendimentos hospitalares e ambulatoriais;

• assistir alunos em viagens em que necessite maior suporte em saúde;

• prestar atendimento e acompanhar alunos no interior dos alojamentos;

• orientar administração de medicações prescritas através de receita médica;

• orientar pacientes a assumirem, com autonomia, a própria saúde.

Enfermaria

Servidora: Suomi Juana Oliveira da Silva França

Telefone: 73 3536 1210 – Ramal 28

Endereço eletrônico: suomi.frança@ifbaiano.edu.br

2.2. Consultório Odontológico

A assistência odontológica compreende procedimentos clínicos básicos e de urgência, incluindo: diagnóstico, profilaxia (limpeza), restaurações e exodontias (extrações).

O agendamento de consultas odontológicas ocorre quinzenalmente, nos dias de quarta-feira, sendo o atendimento em dia/horário de acordo o curso.

Servidor: Anderson Jambeiro de Souza

Telefone: 73 3536 1210 – Ramal 36

Endereço eletrônico: anderson.souza@ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês