Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Ensino – Programas
Última atualização: 16/02/2018 - 13:16 horas | Data de publicação: 22/09/2015 - 14:12 horas

PIBID – GEOGRAFIA – IF BAIANO – CAMPUS SANTA INÊS

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa baseia-se na concessão de bolsas a estudantes de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

No âmbito do IF Baiano, o programa é conduzido pelo projeto institucional denominado a “práxis pedagógica que (trans) forma: da iniciação à docência à perspectiva transdisciplinar na educação básica”, o qual norteia vários subprojetos. O referido projeto busca constantemente situar o estudante da licenciatura no campo multifacetado do conhecimento científico moderno, com vistas ao aperfeiçoamento do olhar crítico e reflexivo sobre o mundo que o cerca. Portanto, diversos diálogos cruzam e se intercruzam nessa perspectiva transdisciplinar da educação básica, a qual é o mote do projeto e o ponto de partida para se alcançar a formação plena de licenciando.

O subprojeto do curso de Licenciatura em Geografia intitulado “A formação do professor: (re) pensando a prática pedagógica em Geografia na Educação Básica em escolas do Vale do Jiquiriçá – BA”, desenvolve ações que contribuem para a solidificação da formação dos futuros professores de Geografia. Além das observações em sala, momento em que é possível visualizar na prática os desafios, entraves e possibilidades do ensino de Geografia, acredita-se que a partir do comprometimento, da colaboração e da participação efetiva no cotidiano da escola, tem-se alcançado a integração e reconhecimento da comunidade escolar.

De maneira salutar, o PIBID tem promovido o aumento do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas parceiras no Vale do Jiquiriçá, com situações, nas quais, algumas escolas parceiras, passaram de um IDEB de 2,9 em 2013 para 4,6 em 2015. Neste sentido, o PIBID Geografia busca auxiliar nos esforços da gestão escolar, na garantia da aprendizagem, na permanência do aluno e de seu sucesso escolar e no rendimento acadêmico dos estudantes da licenciatura em Geografia.

PIBID – BIOLOGIA – IF BAIANO – CAMPUS SANTA INÊS

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica.

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Baiano Campus Santa Inês integra o Programa desde 2011, desenvolvendo o subprojeto intitulado “EXERCITANDO A DOCÊNCIA: a construção de práticas inovadoras para o ensino das ciências em escolas do Vale do Jiquiriçá”.

Este subprojeto chegou a CAPES amparado pelo Projeto Institucional do IF Baiano, intitulado “Práxis pedagógica e a formação docente: diálogos entre as escolas e as licenciaturas”, que garantiu ao Campus de Santa Inês, inúmeras bolsas. Atualmente o Campus dispõe de 80 bolsas para licenciandos do Curso de  Biologia, 10 para Supervisores, professores da rede pública da Educação Básica e 04 bolsas para Coordenadores de Área, professores da licenciatura responsáveis pelo trabalho no Campus.

Os sujeitos envolvidos no PIBID BIO, a partir da observação da prática, e da análise desta, planejam e realizam diversas atividades junto a 10 unidades escolares de Educação Básica da região (Oficinas, palestras, feira de conhecimentos, aulas práticas, construção de materiais didáticos, etc.) que contribuem para a formação qualificada dos licenciandos e dos professores em serviço da Educação Básica (licenciados ou não) que atuam nas disciplinas de Ciências e Biologia, de forma que seu desempenho auxilie na elevação do IDEB da unidade escolar.

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br