Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Secretário da Setec/MEC visita obras de novos campi do IF Baiano e de outros institutos no Nordeste pelo Novo PAC
Atualizado em 27 de agosto de 2025 às 8:54 horas | Publicado em 27 de agosto de 2025 às 8:54 horas
Andamento das obras no campus Santo Estêvão

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, cumpriu uma intensa agenda de visitas ao Nordeste na última semana, passando pela Bahia, Pernambuco e Piauí. A comitiva acompanhou o andamento das obras de novos campi e da nova sede administrativa de institutos federais contemplados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), iniciativa do Governo Federal que investe na ampliação e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Marcelo Bregagnoli, secretário da SETEC/MEC, em visita as obras do campus Santo Estêvão

IF Baiano: Santo Estêvão e Ribeira do Pombal

A programação teve início na Bahia, com visita às obras do Campus Santo Estêvão. O secretário esteve acompanhado do reitor do IF Baiano, Aécio José Passos Duarte, do reitor do IF Sertão Pernambucano, Jean Carlos Alencar, de diretores, servidores e autoridades locais. A comitiva foi recebida por deputados, prefeitos, vereadores, representantes do governo estadual e outras lideranças.

“Os Institutos Federais não trabalham numa proposição de disputa com outras políticas públicas, mas trabalhamos irmanados. As políticas municipais, estaduais e, ao mesmo tempo, num regime de colaboração, também com a educação federal. Para a cidade, para o território, aumenta o campo de possibilidade, de oportunidades formativas e, ao mesmo tempo, de atividades culturais que o instituto passa a ter. É uma formação completa, uma formação integral, uma formação que possibilita, em níveis diferenciados da educação básica até a pós-graduação, a oportunidade de formar os trabalhadores e trabalhadoras e a juventude do lugar”, comentou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação e Cultura da Bahia, Ezequiel Westphal.

As obras do campus já alcançaram 50% de execução, com previsão de conclusão e início das atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2026.

“Com certeza esse momento marcará a história do nosso município, a concretização da implantação do IF Baiano aqui. Destacar a alegria do nosso povo, o entusiasmo que está a nossa juventude para que, em breve, o ensino o ensino técnico profissional seja implantado em Santo Estêvão. Educação é esse vetor de transformação, esse vetor de crescimento, e Santo Estêvão está de braços abertos para acolher o IF Baiano”, ressaltou Tiago Dias, prefeito de Santo Estêvão.

Durante a visita, parlamentares destacaram a importância dos investimentos do Novo PAC para o fortalecimento da educação profissional e para a geração de oportunidades no interior da Bahia. Eles ressaltaram que a instalação de novos campi do IF Baiano contribui para o desenvolvimento econômico e social da região, criando mais chances de qualificação para jovens e trabalhadores.

“É uma conquista muito grande. Significa educação, emprego, renda e qualidade de vida, não só para o povo de Santo Estêvão, mas de toda região e da Bahia. Essa é a prioridade para todos nós, a educação”, comentou o deputado estadual Eduardo Alencar.

Os parlamentares reforçaram ainda o papel estratégico dos institutos federais na transformação da realidade de municípios do interior, destacando que o acesso à educação pública e gratuita de qualidade pode ampliar horizontes e reduzir desigualdades.

“O IF Baiano representa o futuro dessa cidade e o futuro da região. Vamos trabalhar agora para a criação de novos cargos para o IF Baianao, para que esse instituto, que já tem tanta importância para a Bahia, possa a cada dia estar maior, estar assegurando o futuro dos jovens, dos adolescentes do nosso querido estado”, declarou o deputado federal Dal Barreto.

Comitiva acompanha andamento das obras em Ribeira do Pombal

Em seguida, o grupo visitou o Campus Ribeira do Pombal, onde também foi recebido por autoridades municipais e parlamentares. No município, as obras também seguem dentro do cronograma e devem ser concluídas até o próximo ano.

Durante a passagem pelo município, o prefeito destacou a relevância da chegada do IF Baiano para o desenvolvimento da cidade, ressaltando os impactos positivos que o campus trará para a educação, a economia local e a geração de empregos.

“O instituto traz para a nossa cidade cursos de capacitação, cursos profissionalizantes, que a nossa cidade e nossa região precisam. Hoje as pessoas concluem o seu segundo grau e não têm capacitação para o mercado de trabalho e o IF Baiano oferecerá isso. Temos certeza dos benefícios que a instituição trará para toda a cidade e região”, destacou o prefeito Eriksson Silva.

Ainda em Ribeira do Pombal, lideranças reforçaram o compromisso de garantir o apoio necessário para que o novo campus entre em funcionamento o quanto antes. A expectativa é oferecer condições para que os cursos sejam iniciados já em 2026, mesmo que, inicialmente, em um imóvel cedido pelo município..

“Assumo o compromisso de colocar emendas parlametares para que, em 2026, o instituto já tenha a funcionalidade do curso, mesmo em imóvel do município, para quando a obra estiver pronta, entre junho e julho, os alunos possam seguir com os estudos já na nova unidade”, declarou o deputado Ricardo Maia.

Petrolina: obras da nova Reitoria do IF SertãoPE

Após as visitas aos municípios de Santo Estêvão e Ribeira do Pombal na Bahia, a comitiva seguiu para Petrolina (PE), onde acompanhou as obras da nova Reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF SertãoPE). A etapa marcou o fortalecimento da integração entre os institutos do Nordeste e reforçou a importância dos investimentos na educação profissional para a região.

“Vivemos numa rede e falamos que nós somos a rede federal. Estar aqui nesta obra, que a sua base inicial é desta rede, é um projeto do Instituto Federal do Piauí, que o IF Baiano e o IF Sertão Pernambucano, com alguns ajustes, adotaram; estar aqui junto com o secretário, também nessa parceria com o Baiano, que a gente fortalece essa relação. É uma construção coletiva, uma construção de rede. É esse o conceito de rede, todo mundo caminhar junto para que, nessa caminhada, a gente consiga levar a educação pública, gratuita e de qualidade para os locais mais distantes e que mais precisam do nosso país”, comentou Jean Carlos Alencar, reitor do IF Sertão Pernambucano.

Chegada ao campus Remanso-BA

Concluída a etapa em Pernambuco, a comitiva retomou o percurso em direção à Bahia, seguindo para o município de Remanso, que também receberá uma unidade do IF Baiano.

“As pessoas já estão conscientes, a sociedade está consciente, que depois da implantação do IF Baiano, Remanso e região serão outra cidade, outro lugar, por conta dos benefícios que irá trazer, não só de conhecimento, mas os benefícios econômicos também. A cidade receberá professores concursados, servidores de um modo geral, que vão morar aqui e que vão movimentar a economia. Além do ganho muito forte educacional, nós vamos ter também esse ganho econômico”, destacou Marcos Palmeira, prefeito de Remanso.

A visita marcou mais um ponto de integração entre os institutos federais, já que, a partir desse momento, o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI)Paulo Borges, passou a acompanhar a equipe de visitação.

Novos campi do IFPI: Barras, Esperantina e Altos

A primeira parada no Piauí foi na cidade de Barras, onde o secretário e a equipe foram recebidos por prefeitos, parlamentares e lideranças locais. Em seguida, a comitiva visitou o novo campus de Esperantina e, por fim, encerrou a programação em Altos. O reitor do IF Piauí, Paulo Borges, explicou como foi o processo de compartilhamento do projeto da engenharia do instituto com os demais IFs.

“Desde que o presidente anunciou os cem novos campi, nós montamos esse projeto no IF Piauí. Conversando com o reitor do IF Baiano, Aécio José, ele destacou que o projeto estava bonito e levou para o MEC. No retorno, ele contou que tinha apresentado o projeto e pediu autorização para utilizar nos demais campi do IF Baiano. Eu disse que não tinha o que autorizar porque o projeto é do Brasil. Hoje estamos com as unidades em construção mais avançadas. Isso é rede, isso é gestão”.

Expansão do IF Baiano e compromisso com o futuro

A Bahia ainda será contemplada com um quarto novo campus do IF Baiano, no município de Ruy Barbosa. Por uma questão de logística, a cidade não fez parte do trajeto desta viagem, mas o campus também tem papel estratégico no processo de interiorização da educação pública e na ampliação das oportunidades de formação profissional na região. A prefeita de Ruy Barbosa acompanhou a agenda em Santo Estêvão, reforçando o apoio do município à instalação da unidade e destacando a expectativa da comunidade com a chegada do instituto.

Ao longo da visita, o reitor do IF Baiano, Aécio José Passos Duarte, ressaltou a importância dos investimentos do Novo PAC para a consolidação da rede e para a criação de novas oportunidades de ensino, pesquisa e extensão.

“Temos que agradecer a muita gente por estarmos no ponto que estamos. À secretaria, na pessoa do secretário Marcelo Bregagnoli, ao ministro Camilo Santana, à confiança do presidente Lula, em nos dar essa tarefa, e a toda equipe do IF Baiano que tem se esmerado, tem buscado. Cada pessoa envolvida para que a gente possa, ao término dessas obras ter a possibilidade e ter a oportunidade formativa para as pessoas desses territórios. É dessa forma que a gente vai transformar o nosso país, dessa forma que estes territórios serão alavancados. E um agradecimento muito especial aos municípios que estão recebendo e apoiando a instalação dos novos campi”.

Encerrando a agenda, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, reforçou o compromisso do Governo Federal com a expansão da Rede Federal e com a interiorização da educação pública de qualidade. Ele destacou que os novos investimentos representam um marco para os municípios contemplados e reafirmou o apoio do MEC para garantir a conclusão das obras e o pleno funcionamento das unidades.

“A gente fica muito feliz ao chegar e ver unidades com mais de 50% da obra concluída. A gente já tem os recursos garantidos, algumas unidades já fizeram a solicitação dos equipamentos, do mobiliário, então a gente tem de fato início das atividades, nestas unidades, como Santo Estêvão, no próximo ano”.

O secretário ressaltou ainda a importância da visita e da constatação ‘in loco’ do avanço dos trabalhos na Bahia.

“Um motivo de muito orgulho estar fazendo essa visita de trabalho, essa constatação ‘in loco’, que eu já tinha certeza. A certeza de um excelente trabalho sendo conduzido pelo reitor Aécio José e toda a sua equipe”.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br