Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Inscrições para núcleo e comitê de gestão e política ambiental vão até 16 de agosto
Atualizado em 9 de agosto de 2021 às 0:20 horas | Publicado em 28 de julho de 2021 às 10:41 horas

O IF Baiano está implantando sua Política de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental, a Pirapora. Para isso, formará Núcleos Locais de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental (NUGEA) e o Comitê Assessor de Políticas Institucionais de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental (COGEA). Esses órgãos serão compostos, paritariamente, por docentes, discentes e técnicos administrativos eleitos por seus pares. As inscrições para candidatura aos NUGEAs estão abertas até 16 de agosto. Para se candidatar, basta preencher o formulário do Anexo I do edital, com informações básicas como nome completo, data de nascimento, matrícula, unidade em que exerce atividade e formas de contato.

Os membros dos NUGEAs serão eleitos por votação aberta e virtual em cada unidade da instituição, nos dias 26 e 27 de agosto. Na sequência, os membros eleitos para os NUGEAs deverão eleger, entre si, a composição do COGEA, por maioria simples, no dia 22 de setembro. As comissões eleitorais de cada campus do IF Baiano divulgarão as informações específicas e orientações a respeito do processo eleitoral dos seus Núcleos. Informações gerais sobre o processo eleitoral para os NUGEAs e COGEA estão disponíveis no Edital de Chamamento Público n° 70, de 13 de julho de 2021 (clique aqui e acesse).

O edital para composição do NUGEA e COGEA está disponível no portal concursos.ifbaiano.edu.br. Os interessados têm até 16 agosto para efetuar as inscrições. O formulário de inscrição para o núcleo do Campus Guanambi está disponível neste link.

Os representantes eleitos para os dois órgãos exercerão funções para a implementação da Pirapora durante o período de 27 de setembro de 2021 até o dia 27 de setembro de 2023. Os NUGEAs e o COGEA visam atender ao que determina a Pirapora, cumprindo os princípios norteadores e os objetivos gerais e específicos da Política. Dentre as demandas a serem executadas, estão a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a capacitação de gestores e servidores para educação ambiental, além do desenvolvimento de ações educativas junto à comunidade escolar.

Segundo a docente Adriana Martins, a Pirapora é resultado de um longo percurso iniciado em 2016, a partir da criação do Comitê Assessor de Gestão de Política Institucional de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental, do qual ela foi presidente entre 2016 e 2019. “Este comitê minutou a Política e o Regimento próprio e esses documentos foram submetidos à comunidade e à Procuradoria. Em 2018, ao serem submetidos ao CONSUP e ao CEPE, foi solicitada a constituição de uma nova comissão para revisão e adequação a novos documentos legais federais que entraram em vigor após a elaboração da minuta. E, em 2021, após as adequações, a política foi aprovada pelo CONSUP através da Resolução n° 130, de 03 de maio de 2021”, contextualiza a professora, que também compôs a comissão de revisão da Pirapora.

Para a técnica de laboratório, membro suplente da formação inicial do COGEA e da comissão de revisão da Pirapora, Carla Cruz, além da necessidade de cumprimento das obrigações legais, ter uma política de gestão de resíduos sólidos e educação ambiental é de extrema importância para auxiliar e orientar as ações em busca de minimizar os impactos ambientais e sociais causados pelos resíduos gerados pela instituição. “Com a implantação da política na nossa instituição, estaremos contribuindo para a busca do desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais justa, ética e moral nos âmbitos sociais e ambientais”, afirma.

Sobre a participação paritária dos estudantes nos NUGEAs e COGEA, o aluno de Zootecnia do Campus Santa Inês Félix Reis, afirma que os discentes têm um olhar especial para as questões do campus, por vivenciarem diariamente a realidade da instituição em contato direto com outros discentes. “Mesmo sabendo que muitas ações são feitas pensando no alunado, nada melhor que escutar a nossa voz, mostrando assim nossos posicionamentos referentes à nossa instituição”, pontua Félix.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br