E-mail de contato: secretaria@guanambi.ifbaiano.edu.br
Apresentação
A Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) é um setor vinculado à Direção Acadêmica, responsável pelo registro, verificação, controle, manutenção e arquivamento documentos que integram a vida acadêmica dos discentes, desde o ingresso na instituição até a conclusão do curso; receber protocolos acadêmicos referentes à solicitações discentes; tramitar as solicitações discentes: declarações, histórico escolar, diplomas e outros renovação de matrícula, trancamento de matrícula, mudança de turno, aproveitamento de estudos, exercício domiciliar, revisão de avaliação, segunda chamada de avaliações, colação de grau e demais documentos referentes à questões acadêmicas. Compete ainda à SRA realizar atendimentos a servidores, discentes e à comunidade externa fornecendo informações e encaminhando solicitações.
Toda solicitação dos discentes, deve ser feita mediamente requerimento especifico a ser preenchido e entregue na Secretaria de Registros Acadêmicos, que o encaminhará aos setores competentes. Devem ser anexados ao requerimento documentos que comprovem e justifiquem, quando for o caso, os motivos da solicitação, respeitadas as datas e os prazos estabelecidos.
O DISCENTE PODE ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SUA SOLICITAÇÃO PELO NÚMERO DO PROTOCOLO. ISSO PODE SER FEITO EM QUALQUER CAMPUS DO IF BAIANO QUE DISPONHA DO SISTEMA SIGA (OPÇÃO “PROTOCOLO TRÂMITE”).
Chefe: Alencastre Honório Moura
Telefone: 77 3493-2100 – Ramal: 283 – E-mail: secretaria@guanambi.ifbaiano.edu.br
Equipe:
Alencastre Honório Moura. Ramal: 283 – alencastre.moura@ifbaiano.edu.br
Cássia Lopes Rocha Santana. Ramal: 283 – cassia.rocha@ifbaiano.edu.br
Eliana Alves Badaró. Ramal: 283 – eliana.badaro@ifbaiano.edu.br
Luciano Farias. Ramal: 283 – luciano.farias@ifbaiano.edu.br
Patrícia Pereira de Oliveira. Ramal:283 – patricia.oliveira@ifbaiano.edu.br
Rogério Brito Santana Pires. Ramal: 283 – rogerio.brito@ifbaiano.edu.br
Requerimentos
Requerimento – Colação de Grau (ENSINO SUPERIOR)
Requerimento – Colação de Grau (ENSINO TÉCNICO)
Requerimento Ajuste de Matrícula – Superior
Horário de funcionamento
Segunda-feira à Sexta-feita das 07h30min às 22h30min.
Algumas Especificidades
A matrícula é o ato formal pelo qual se inicia a vinculação acadêmica do estudante à Instituição de Ensino. Ela pode ser efetuada pelo estudante, por seu responsável legal ou por procurador legalmente constituído.
A matrícula deverá ser renovada a cada novo período letivo, sendo que a não renovação da matrícula pelo estudante, sem justificativa legal, caracterizará o abandono do curso e conseqüente desvinculação da instituição. Para efetivar a renovação da matrícula, o estudante ou seu responsável deverá se apresentar à SRA portando o requerimento e a carteira de identidade.
Requerimento – Renovação de matrícula
Requerimento – Matrícula em TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O aluno poderá requerer mudança de turno, desde que seja atendido o seguinte requisito:
Impossibilidade comprovada de freqüentar as aulas no turno em que esteja matriculado por problemas de saúde, por motivo de trabalho ou por questão disciplinar ou pedagógica.
Requerimento – Trancamento de semestre
O trancamento da matrícula poderá ser feito através de requerimento do estudante, para interrupção temporária dos estudos, respeitados o processo legal e os prazos estabelecidos.
Parecer Dispensa de Disciplina – Aproveitamento de disciplina
O aproveitamento de estudos é o processo de reconhecimento de componentes curriculares cursados com aprovação em cursos de EPTNM / Superiores / Pós-Graduação), desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva habilitação profissional.
Para esta solicitação, o estudante deverá adotar os procedimentos a seguir:
Exercício domiciliar
O exercício domiciliar corresponde a equivalência de estudos, por ausência às aulas, concedida ao estudante amparado pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e pela Lei nº 6.202/75.
Para requerer o exercício domiciliar, o estudante deverá preencher formulário na SRA e instruí-lo com laudo médico que comprove uma das situações estabelecidas pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e na Lei nº 6.202/75.
O estudante terá direito à revisão da avaliação, através de requerimento à SRA, no prazo de até dois dias úteis, após a divulgação do resultado.
O estudante que faltar a qualquer das avaliações da aprendizagem tem direito à segunda chamada. A segunda chamada de avaliação deverá ser solicitada na SRA, por meio do preenchimento de requerimento no prazo de até um dia útil, após o término do afastamento, desde que comprove através de documentos o motivo do afastamento. Exceto para os cursos superiores, onde a solicitação deve ser feita diretamente no sistema Siga Acadêmico.
PRAZOS PARA EMISSÃO E SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS NA SRA
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br