Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Coordenação de Assuntos Estudantis
Última atualização: 24/04/2022 - 21:38 horas | Data de publicação: 14/12/2016 - 21:45 horas

Coordenador: Silvana Vanessa Martins da Silva Bonfim

Telefone: 77 3493-2100 – Ramal: 236

E-mail: – silvana.bonfim@ifbaiano.edu.br

Auxílio Digital

PAISE

REGIMENTOS


Política de Assistência Estudantil

A Política de Assistência Estudantil constitui-se de um conjunto de princípios e diretrizes norteadoras para o desenvolvimento de programas e linhas de ações que favoreçam a democratização de acesso, permanência e êxito do discente no seu processo formativo. Compreendida sob uma perspectiva de universalização do direito a educação e formação integral dos sujeitos, abrange todos os estudantes regularmente matriculados, exceto os auxílios financeiros que serão destinados apenas aos estudantes dos cursos de nível médio e graduação de nível superior.
Os programas que integram esta política são:
a) Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE)
b) O Programa de Auxílios Eventuais – PAE
c) O Programa de Residência Estudantil
d) Programa de Alimentação Estudantil;
e) Programa de Incentivo à Participação Político Acadêmica – PROPAC;
f) Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer – PINCEL;
g) Programa de Prevenção e Assistência à Saúde – PRO-SAÚDE;
h) Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico – PROAP.
Estes programas são operacionalizados por meio da concessão de auxílios financeiros parametrados em editais ou por ações de equipes multiprofissionais e serviços. Entende-se que o acesso público e equitativo à educação profissional e tecnológica é objetivo fundamental desta instituição. Implica, portanto, a implementação desta política para viabilizar a permanência e o êxito do estudante.


Equipe:

Georgia Maria Dantas Batista. Ramal: 237
georgia.batista@ifbaiano.edu.br

Larissa Karla Gomes Lima Guimarães. Ramal: 237
larissa.lima@ifbaiano.edu.br

Marcel Renan Mendes de Carvalho. Ramal: 237
marcel.carvalho@ifbaiano.edu.br

Mayron Charles Pinto Evangelista. Ramal: 237
charles.pinto@ifbaiano.edu.br

Mirian Alves Pereira. Ramal 237
mirian.pereira@ifbaiano.edu.br


  • Núcleo de Saúde

As atividades ofertadas pela Equipe de Saúde são destinadas a toda comunidade acadêmica, desde alunos dos cursos médios integrados, subsequentes, superiores e pós-graduação, bem como aos trabalhadores da educação. A equipe multidisciplinar, formada por profissionais de enfermagem, da medicina, da odontologia e da administração, mediante prévia avaliação do educando e/ou trabalhador, procede com ações e direcionamentos relativos à necessidade individual, no que concerne ao apoio psicológico, social e fortalecimento da autoestima, além de orientações atinentes à prevenção, promoção, acompanhamento de tratamento clínico e à educação em saúde. Com essas ações, constrói-se uma plataforma de suporte emocional, acolhimento e resgate motivacional. Ainda, procede-se com a técnica da escuta qualificada no atendimento individualizado, associado às visitas familiares, o que, além de favorecer o desenvolvimento singular, promove o cuidado holístico.

Adicionalmente às ações assistenciais, também são realizadas atividades de integração e promoção do ensino e extensão, com o objetivo de promover aos discentes e trabalhadores da educação orientações pertinentes à prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio da construção e fortalecimento da saúde física e psicológica. Neste contexto, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, são ofertadas à comunidade acadêmica, resgatando os saberes populares, bem como as práticas milenares como a Auriculoterapia e a Fitoterapia.

Equipe:

André Fernandes Laranjeira – Ramal
andre.laranjeira@ifbaiano.edu.br

Gabryella Castro Guimaraes (Enfermeira). Ramal: 335
gabryella.guimaraes@ifbaiano.edu.br

Guilherme Neves Oliveira (Odontólogo). Ramal: 311
guilherme.neves@ifbaiano.edu.br

Leonardo Vagner Alves (Enfermeiro) .Ramal: 335
leonardo.alves@ifbaiano.edu.br

Luis Augusto Teixeira Laranjeira (Médico). Ramal: 311
luis.laranjeira@ifbaiano.edu.br

Maria Salza Araújo Silva Batista (Auxiliar de Enfermagem). Ramal: 311
salza.batista@guanambi.ifbaiano.edu.br

Nery Evangelista Liberato Faria (Técnica em Enfermagem). Ramal: 311
nery.faria@ifbaiano.edu.br

A Seção de Alimentação e Nutrição visa o fornecimento de alimentação saudável e de qualidade, buscando atender as necessidades dos estudantes durante o seu período escolar, assim colaborando para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.


Núcleo de Nutrição

A Seção de Alimentação e Nutrição visa o fornecimento de alimentação saudável e de qualidade, buscando atender as necessidades dos estudantes durante o seu período escolar, assim colaborando para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Equipe:

Antônio Carlos Alves – Ramal 235
antonio.alves@ifbaiano.edu.br

Eula Regina Fernandes de Souza – Ramal 235
eula.souza@ifbaiano.edu.br

Joyce Guimarães de Cassia Alves – Ramal 235
joyce.alves@ifbaiano.edu.br

Rafael Antônio Viana da Fonseca – Ramal 235
rafael.fonseca@ifbaiano.edu.br

Severina Soares Pozzi – Ramal 235
severina.pozzi@ifbaiano.edu.br


  • Núcleo de psicologia

A Psicologia neste espaço atua junto aos alunos, pais e professores, através de atendimentos individuais e/ou em grupo, auxiliando em questões emocionais e comportamentais que podem interferir no processo de ensino/ aprendizagem e nos relacionamentos interpessoais; realiza orientações de estudo e orientações profissionais; trabalha com conflitos relativos aos ciclos de vida; acompanha juntamente com a Equipe Técnico-Pedagógica o rendimento escolar do aluno; pode compor a equipe da Saúde atuando de forma interdisciplinar na prevenção e promoção de temas como sexualidade, drogas, violência, qualidade de vida entre outros; A Psicologia Escolar/Educacional visa ser um agente de mudanças na vida da comunidade escolar colaborando para o acesso, permanência e êxito dos alunos

Equipe:

Igor Caio Vieira Malheiro. Ramal: 232 E-mail: igor.malheiro@guanambi.ifbaiano.edu.br


  • Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão liberal regulamentada pela lei n º 8.662/93, e nesta instituição desenvolve atribuições e competências afins ao campo educacional. Tem como profissional o Assistente Social, que atua na implementação da Política de Assistência Estudantil, junto a outras categorias e desenvolve atividades visando auxiliar os estudantes no acesso aos direitos, seja nesta instituição, seja no encaminhamento deles à rede de políticas sociais públicas. Atua ainda em comissões e núcleos, dando suporte técnico-profissional em questões que visam tanto o bem-estar dos estudantes, como também viabilizando condições – a partir do aparato institucional – para a permanência do estudante na instituição.

Equipe:

Lucas Reis Trindade Nascimento – Ramal 209

lucas.nascimento@ifbaiano.edu.br

  • Setor de Esporte Lazer e Cultura
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br