O que hoje é conhecido como campus Guanambi, localizado na região sudoeste do estado, já existia desde 31 de julho de 1993, funcionando como a Escola Agrotécnica Antônio José Teixeira. Suas atividades iniciaram com o curso Técnico em Agropecuária, em 1995. Atualmente, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e compõe o Sistema Nacional de Educação Tecnológica.
Inicialmente, a Escola visava apenas à formação de nível médio. Com a expansão das Redes Federais de Ensino Profissional e Tecnológico e a transformação das Escolas Agrotécnicas em Instituto, foi possível oferecer cursos de nível superior. De nível médio, são oferecidos os cursos Técnicos em Agricultura, em Zootecnia, em Agropecuária, em Agroindústria e em Informática. De nível superior, os cursos são Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria e Bacharelado em Agronomia.
O campus atua na habilitação de técnicos para ingresso no mercado de trabalho, assessoria técnica aos produtores da região, qualificação e requalificação de pequenos e médios produtores rurais e contribui ainda para a melhoria de produtos da região, com a realização de pesquisas e atividades de extensão.
A Legislação
Missão
“Promover a formação cidadã por meio de ensino, pesquisa e extensão, priorizando a inclusão social, a profissionalização tecnológica e sustentável, mantendo uma política de valorização humana, na busca de soluções viáveis para os processos produtivos” (EAFAJT, 2007,p.3)
Instituto Federal Baiano – campus Guanambi. Zona Rural – Distrito de Ceraíma. Guanambi – BA. CEP: 46430-000. Telefone: (77) 3493 – 2100
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br