Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Laboratórios
Última atualização: 08/02/2021 - 11:24 horas | Data de publicação: 08/02/2021 - 10:38 horas

Sobre o Setor de Laboratórios

O pavilhão de Laboratórios do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi, entregue em 25 de Abril de 2011, possui um total de 11 Laboratórios, os quais são: Lab de solos, Lab de Química Geral e Analítica, Lab de Fitopatologia, Lab de Química Inorgânica e Físico-química, Lab de Biologia Molecular, Lab de Entomologia, Lab de Física, Lab de Anatomia e Nutrição Animal, Lab de Análise Sensorial e Lab de Bromatologia.  Além desses, outros Laboratórios são acompanhados pelo Setor de Laboratórios, sendo esses: Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica (Pavilhão de aulas 2), Laboratórios de Biologia Geral (Pavilhão de aulas 2), Laboratório de Fisiologia Vegetal (antigo prédio de Laboratórios, ao lado da Guarita).

  • Solos

O laboratório é utilizado nas disciplinas de física do Solo, Química do Solo, fertilidade, agroecologia, Manejo e conservação do solo e água, manejo de solos no Semiárido, Agricultura II, dentre outras. É equipado com balanças digitais, estufas de secagem, estufas BOD, espectrofotômetros, pHmetro, condutivímetro, chapas aquecedoras, centrifuga, mesa de tensão, funil de Haines, agitador de peneiras, Sistema de Richards, WP4, analisador de umidade, Penetrógrafo, Permeâmetros de solo, fotômetro de chama, mesa agitadora, agitador tipo Wagner, capela de exaustão, blocos digestores, destilador de Nitrogênio, bombas de vácuo, freezer e geladeira. Além de ser utilizado nas atividades de ensino, o laboratório é utilizado para atividades de pesquisa e extensão.

ANÁLISES REALIZADAS:

– Densidade do solo;

– Porosidade (Macro e micro);

–  Análise Granulométrica e Classificação Textural;

–  Curva de retenção de água;

– Distribuição de tamanho de agregado;

–  Permeabilidade ao ar;

– Conteúdo de água no solo;

– Resistência do solo à penetração;

–  Densidade das partículas;

–  Quantificação da Umidade (65°C e 105°C);

– Capacidade de Retenção de Água (CRA);

–  Condutividade Elétrica;

–  Teor de Sais Solúveis Totais (TSST);

– Nitrogênio (N-Total);

–  Nitrogênio inorgânico (N-NH4 e N-NO3);

–  Índice de Salinidade;

–  Capacidade de Troca de Cátions (CTC);

–  Sólidos Voláteis;

– Determinação de Fósforo, potássio e sódio em plantas;

– Determinação de potássio e sódio no solo.

  • Laboratório de Química Geral e Analítica

Esse laboratório atende todos os cursos do Instituto, desde os cursos de Nível Médio até os cursos de Nível Superior. O Laboratório é equipado com capela de exaustão, balanças analíticas e semi analíticas, pHmetros, condutivímetros, estufa de secagem, chapas aquecedoras, mantas aquecedoras e espectrofotômetros.

  • Laboratório de Fitopatologia

Equipado com capela de fluxo laminar, autoclave, estufas de secagem, estufas tipo BOD, geladeiras, balanças analíticas e semi analíticas, banho maria, agitador magnético, contadores de colônia e microscópios, o Laboratório é utilizado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As análises realizadas nesse Laboratórios são fitopatológicas, tais como, isolamento de microoganismos de plantas, inoculação de microorganismos (fungos e bactérias) em plantas,  avaliação de resistência a patógenos, testes com extratos vegetais para controle de patógenos in vitro, entre outros. As disciplinas comumente ministradas nesse Laboratório são: Fitopatologia Geral e Fitopatologia Aplicada.

ANÁLISES REALIZADAS:

– Isolamento de microrganismos de plantas doentes (fungos e bactérias);

– Isolamento de microrganismos de solo (fungos e bactérias);

– Determinação de população microbiana de solo;

– Teste de patogenicidade;

– Armazenamento de microrganismos;

– Testes de controle de patógenos in vitro;

– Análises físicas de frutos (peso, diâmetro, espessura da casca e polpa, etc)

– Análise físico-química de frutos (Brix, acidez, pH, vitamina C).

  • Laboratório de Química Inorgânica e Físico-Química

Esse laboratório atende todos os cursos do Instituto, desde os cursos de Nível Médio até os cursos de Nível Superior. O Laboratório é equipado com capela de exaustão, balanças analíticas e semi analíticas, estufa de secagem, estufa de incubação, espectrofotômetros, pHmetros, condutivímetro, evaporador rotativo, micro-ondas, centrífuga, mantas aquecedoras, bombas de vácuo e capela de exaustão.

  • Laboratório de Biologia Molecular

O Laboratório de Biologia Molecular do IF Baiano Campus Guanambi ainda está em processo de montagem/adaptação. Já possui atualmente termociclador, autoclave de bancada, foto documentador, fonte de eletroforese, cubas de eletroforese, capela de exaustão, centrifugas refrigeradas, botijão de nitrogênio líquido, banho maria e agitadores tipo vórtex.  Quando estiver pronto, será possível realizar análises de PCR para verificar a diversidade genética de indivíduos, realizar teste de paternidade, análise forense, comparação genética entre indivíduos, entre outros.

  • Laboratório de Entomologia

Coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Fialho, o Laboratório de Entomologia possui lupas de bancada, estufa tipo BOD, balança analítica, estufa de secagem e caixas entomológias confeccionadas por alunos do Instituto, que mostram várias espécies de insetos, sendo que a maioria são pragas de diversas culturas.

  • Laboratório de Física

O laboratório apresenta vários kits para aulas práticas referente a área. Podendo demonstrar experimentos de mecânica, física quântica, termodinâmica, óptica, entre outros.

  • Laboratório de Matemática

O espaço é destinado a realização de aulas práticas de disciplinas relacionadas a matemática. Além disso, são ministrados cursos de xadrez em algumas ocasiões. O laboratório possui computador, jogos lúdicos, xadrez e formas geométricas tridimensionais.

  • Laboratório de Anatomia e Nutrição Animal

Esse Laboratório possui capela de exaustão, duas estufas de secagem, uma balança analítica, mufla, microscópio, modelos anatômicos de animais e ultrassom.

  • Laboratório de Bromatologia

Abriga as disciplinas de Análise de alimentos, Aditivos e Toxicologia de alimentos, Química e Bioquímica de Alimentos, Qualidade de água e tratamento de resíduos, Processamento de cereais, tubérculos, raízes e derivados, Tecnologia de bebidas e TCC II. Possui determinador de gordura, determinador de fibras, duas estufas de secagem, duas muflas, balanças analíticas, texturômetro, refratômetro manual, chapas aquecedoras, estufa de incubação, evaporador rotativo, mesa agitadora, micro-ondas, banho maria, colorímetro, determinador de açúcares redutores, homogeneizador, pHmetro, geladeira, agitador tipo Vórtex, freezer e centrífuga.

  • Laboratório de Análise sensorial

O laboratório atende aos cursos de Agroindústria, tanto o médio quanto o Superior. Possui geladeira, freezer, fogão e cabines.

  • Lab de Química Orgânica e Bioquímica

Localizado no Pavilhão de aulas 02, o Laboratório possui moinho de facas, capela de exaustão, balanças analíticas, balanças semi analíticas, estufa de secagem, polarímetro, bicos de Bunsen, espectrofotômetro, bombas de vácuo, geladeira, evaporador rotativo, banho ultra termostático e banho ultrassônico.

  • Lab de Biologia Geral I

Utilizado frequentemente em atividades de ensino, o Laboratório possui 20 microscópios além de diversos modelos anatômicos.

  • Lab de Fisiologia vegetal

Utilizado para ministrar as disciplinas de Morfologia e Anatomia Vegetal. O Laboratório possui 2 estufas BOD’s, balanças analíticas, estantes para armazenamento de sementes, bancadas centrais e bancos.

Servidores Lotados nos Laboratórios:

Há cinco servidores lotados nos Laboratórios, 3 técnicos de Laboratório/área e 2 assistentes de Laboratórios; esses servidores estão vinculados à Coordenação de Ensino.

Flávia Fernandez Kruschewsky

Assistente de Laboratório

Milton Ricardo Silveira Brandão

Técnico de Química

Symone Costa de Castro

Assistente de Laboratório

Vivianne Cambuí Figueiredo Rosa

Técnica de Laboratório/área

Yslai Silva Peixouto

Técnica de Biologia

CONTATO

Telefone: (77) 3493-2100

Ramal: 257

E-mail: laboratoriogbi@guanambi.ifbaiano.edu.br

LISTA DE REAGENTES

Almoxarifado de Química (em manutenção)

Armários do Laboratório 01

Almoxarifado do Laboratório 10 (em manutenção)

LISTA DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS

Laboratório de Solos (em manutenção)

Laboratório de Química-Geral e Analítica

Laboratório de Físico-Química e Química Inorgânica

Laboratório de Fitopatologia (em manutenção)

Laboratório de Biologia Molecular (em manutenção)

Laboratório de Entomologia (em manutenção)

Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica

Laboratório de Biologia (em manutenção)

Laboratório de Fisiologia Vegetal (em manutenção)

DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS

Regulamento de uso dos Laboratórios

Comissão Permanente dos Laboratórios de Química

Regulamento dos Laboratórios de Química

Lista de alunos autorizados a usar os Laboratórios (em manutenção)

Formulários Gerais

Formulários dos Laboratórios de Química

Ficha de doação de reagentes | Ficha de empréstimo dos Laboratórios de Química | Ficha de inscrição dos usuários

COMISSÃO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Contato: pgrl@guanambi.ifbaiano.edu.br

Portaria de designação dos membros da comissão

Portaria de aprovação do Manual de Gerenciamento dos resíduos

Manual de Gerenciamento dos resíduos dos Laboratórios

Regulamento do PGRL

Fichas para Resíduos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br