Campus Guanambi realiza aula inaugural do ‘Mulheres Mil’
Atualizado em 4 de dezembro de 2012 às 17:23 horas | Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 17:01 horas

O evento ocorreu no último dia 27

O ‘Mulheres Mil’ já é uma realidade para Guanambi. No último dia 27, o IF Baiano promoveu a aula inaugural do Programa, em cerimônia realizada no auditório do Campus. O ‘Mulheres Mil’ faz parte da política de inclusão social e igualdade de gênero, sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), já desenvolvida nos Campido IF Baiano em Santa Inês, Uruçuca e Valença – e, agora, em Guanambi.

O evento contou com a presença: do Pró-reitor de Extensão do IF Baiano, Alberto Alves; da direção do campus, Alana Teixeira; dos gestores do Mulheres Mil no campus, Caio Lincoln e Fábio dos Santos, respectivamente; de representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf); e da Professora Dra. Márcia Tavares, adjunta ao Programa de Pós-graduaçãoem Estudos Interdisciplinaressobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA).

Cerimônia dá início ao Programa que irá qualificar mulheres para o Mundo do Trabalho

Em oportunidade, a pesquisadora Dra. Márcia Tavares apresentou um panorama das conquistas adquiridas pelas mulheres ao longo do tempo. A servidora pública da UFBA também analisou e comentou sobre a inserção das mulheres no Mundo do Trabalho.

Pesquisadora do PPGNEIM/UFBA avalia as conquistas históricas alcançadas pelas mulheres face a então predominância masculina nas sociedades tradicionais

Os fatores apresentados são levantados no PPGNEIM – núcleo da UFBA de formação docentes que atuarão na Educação e produção e difusão de conhecimentos e saberes referentes às relações de gêneros e aos resultados de políticas públicas destinadas às mulheres.

O ‘Mulheres Mil’ já é um sucesso. Aliás, os reflexos das ações do Programa estimularam os representantes PPGNEIM a propor uma parceria entre a UFBA e o IF Baiano, no intuito de ampliar e democratizar, ainda mais, o ‘Mulheres Mil’.

O Programa acontece nas regiões onde os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) apresentam vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com um dos coordenadores do Programa neste Campus, Caio Lincoln, o caso de Guanambi e municípios circunvizinhos se agrava quando as atividades econômicas não apresentam alternativas viáveis ou suficientes para o fomento e distribuição de renda.

Por isso, seguindo as ações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o IF Baiano tem ampliado o ‘Mulheres Mil’ até Guanambi. “O objetivo é capacitar agricultoras e donas-de-casa da região para que possam se inserir no Mundo do Trabalho e auxiliar de forma efetiva no incremento da própria Renda Familiar”, explica Fábio.

Por isso, as políticas públicas do Governo Federal estão focadas nas demandas dessas mulheres e o Instituto Federal Baiano vem atendendo as particularidades do ‘Mulheres Mil’, conforme a localidade por onde o Programa acontece.

“Marias Antonias e Sebastianas: saberes de Ser Tão Mulher”

Conheça mais o núcleo do ‘Mulheres Mil’ para Guanambi e região

Time das mulheres nota mil já é aprovado pelas comunidades de Guanambi e região

Os nomes já simbolizam as milhares de agentes de luta pela afirmação social e pessoal no Brasil; essa é a marca do programa que hoje tem na Educação as ferramentas de reparação histórica e desenvolvimento social, através da qualificação profissional e formação cidadã; esse é o núcleo do Programa Mulheres Mil do IF Baiano no Campus Guanambi – “Marias Antonias e Sebastianas: saberes de ser tão mulher”.

O público alvo do Programa são mulheres em situação socioeconômica vulnerável, principalmente com dificuldades de acesso a emprego e a renda.  Comprovada a carência financeira, a aluna recebe uma bolsa mensal de incentivo à permanência no curso com valor de R$ 100,00.

O núcleo oferta dois cursos: Corte e Costura; Culinária. A carga-horária de cada qualificação é de 200 horas, distribuídas na média de cinco meses. As aulas são realizadas em duas vezes por semana: no turno vespertino (13h30 – 17h30), em parceria com a Codevasf, acontece o curso de Corte e Costura – com duas turmas nessa unidade do IF Baiano, amparando 39 mulheres para uma turma e 38 para a outra; no turno noturno (19h-22h), ocorre o curso de Culinária – este tem como público alvo as funcionárias terceirizadas que trabalham no Campus Guanambi, com a participação de 23 ‘Mulheres Mil’.

As interessadas podem se informar sobre o cadastramento/inscrição do próximo processo seletivo, procurando os Núcleos de Extensão de cada Campus do IF Baiano que desenvolve o programa.

ASCOM/ IF Baiano