III EBEA – Encontro Baiano dos Estudantes de Agronomia
Atualizado em 28 de maio de 2013 às 17:33 horas | Publicado em 28 de maio de 2013 às 17:33 horas

O evento acontecerá no período de 2 a 4 de Agosto de 2013. E as inscrições ocorrem entre 1º de Junho e 26 de Julho desse ano.

O Encontro dos Estudantes de Agronomia do estado da Bahia tem por finalidade discutir sobre as situações do profissional (Engenheiro Agrônomo) no mercado de trabalho e a realidade dos cursos na Bahia.

No Brasil existem mais de 80 faculdades de agronomia espalhadas por todas as regiões onde cada uma apresenta a sua característica própria. Sendo o estado da Bahia pioneiro no ensino agrícola, com a fundação da primeira escola de Agronomia da América Latina e do Brasil em 1875, na comunidade de São Bento das Lages. Posteriormente foi integrado a Universidade Federal da Bahia, tendo seu campus instalado em Cruz das Almas e hoje o curso de agronomia foi carro chefe da promissora Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Baiano – Campus Guanambi, localizado na região sudoeste do estado, já existia desde 31 de julho de 1993, funcionando como a Escola Agrotécnica Antônio José Teixeira. Suas atividades iniciaram com o curso Técnico em Agropecuária, em 1995. Atualmente, encontra-se vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e compõe o Sistema Nacional de Educação Tecnológica.

O curso de Bacharelado em Agronomia vem somar junto aos demais cursos relacionados às ciências agrarias como Técnico em Agricultura, em Zootecnia, em Agropecuária já existentes desde o período de Agrotécnica valores que contribuíram para o desenvolvimento da região de Guanambi e demais regiões da Bahia e Estados do Brasil.

A realização desse encontro trará a integração de conhecimentos, promover discussões de temas atuais que servirão para desenvolver e contribuir para a formação acadêmico profissional dos estudantes.

Em vista da necessidade de interação entre dos estudantes baianos de agronomia, este terceiro Encontro fortalecera as relações criadas no I e II Encontro Baiano dos Estudantes de Agronomia e dará seguimento a mais uma etapa para a associação entre estudantes e profissionais que tem extrema importância para o desenvolvimento econômico e social da região. Proporcionando a união dos conhecimentos e a construção de um profissional capaz de resolver nas mais diversas áreas suas complicações e adversidades.

Para mais informações, acesse o Blog do evento.