Evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de maio de 2014
Entre os dias 7 e 9 de maio, a equipe pedagógica e professores do campus estiveram reunidos para a Jornada Pedagógica 2014. Com o tema “A prática pedagógica no atual contexto da educação profissional: desafios e perspectivas”, eles puderam discutir e realizar o planejamento coletivo para as atividades acadêmicas deste ano. “Focou-se, também, na questão do Currículo Integrado, desafio vivenciado pela Educação Profissional contemporânea e cujas propostas vão ao encontro da concepção de aluno como ser integral”, informou a Técnica em Assuntos Educacionais, Mayana Abreu.
Para Nivaldo Moreira, Coordenador Geral de Ensino do campus, “este momento representa uma alternativa para organizar o trabalho pedagógico da escola, com vistas a consolidar o planejamento para o ano letivo. A jornada, por ser um espaço coletivo, contribuiu para reflexões acerca dos diagnósticos sistematizados e do estabelecimento de metas que priorizassem os processos de ensino e aprendizagem”, explicou.
Na programação deste ano, a palestra “A Educação Profissional no Brasil: desafios e perspectivas”, da professora doutora Suzana Escobar, trouxe como pontos fundamentais os desafios propostos no currículo da Educação Profissional, para tanto a docente fez um contraponto a partir de uma perspectiva histórica com a realidade vivenciada pelos Institutos Federais, elucidando como estão organizados os projetos de curso e seus objetivos políticos e sociais; o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), através da professora Andréia Reis, expôs os desafios da área e da inclusão nos contextos local e nacional.
Os presentes também puderam assistir à apresentação sobre os “Princípios legais da carreira docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” (professora mestre Patrícia Ramires) e saberem mais sobre direitos a serem computados durante a vida profissional do professor do ensino básico, técnico e tecnológico. “Considerei importante a palestra porque tratou de temáticas específicas da nossa carreira. Assuntos fundamentais ao progresso funcional docente, mas que, frente ao ritmo intenso de trabalho que temos, essas informações passam despercebidas. Dentre os vários assuntos abordados, a palestrante Patrícia Ramires esclareceu pontos já trabalhados no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) para o pleito da progressão funcional por desempenho individual relativo ao professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A exemplo, demonstrou como o IFNMG regulamentou e definiu os critérios e procedimentos para a obtenção do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), processo que permitirá ao servidor receber a RT correspondente à titulação imediatamente superior a que ele possui”, falou Sílvia Cláudia Marques, professora de Língua Portuguesa no campus.
No fim do evento, o professor doutor Adriano Larentes palestrou sobre “O Currículo Integrado: desafios e possibilidades”, orientando oficinas que visavam ao planejamento de metodologias integradoras do conhecimento. Segundo a Técnica em Assuntos Educacionais, Dalcy Souza, uma das organizadoras da Jornada, a apresentação foi bastante oportuna para as propostas de currículo integrado. “As atividades em ações que oportunizam reflexões e ressignificações das práticas pedagógicas, além da interação dos atores educacionais do Campus, o que constitui um dos pressupostos para que a instituição atinja seu principal objetivo: a oferta de uma educação pública e de qualidade”, finalizou.
Ascom/Jornalismo/Reitoria
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