1ª Feira de Ciências da Escola Colônia Agrícola de Ceraíma
Atualizado em 19 de novembro de 2014 às 19:22 horas | Publicado em 17 de novembro de 2014 às 20:36 horas

Estudantes do PIBID do IF Baiano Campus Guanambi promovem a 1ª Feira de Ciências da Escola Colônia Agrícola de Ceraíma

Foi realizada nos dias 31/10 e 01/11 a 1ª Feira de Ciências da Escola Colônia Agrícola de Ceraíma. O evento foi organizado pelos alunos do IF Baiano Campus Guanambi que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-livre, sob a coordenação dos Professores Radival da Costa Neri Jr e Djalma Meira Gomes Jr e os supervisores Priscila Brito de Oliveira e Jerre Adriane Soares Azevedo, professores vinculados à Escola onde aconteceu a Feira.

Com o objetivo de promover e vivenciar experimentos científicos e estimular nos estudantes do Ensino Fundamental a curiosidade e o gosto pela ciência, enquanto conhecimentos passíveis de serem aplicados no dia a dia, o evento contou com a participação da Diretoria Regional de Saúde – DIRES, Centro de Treinamento Pedagógico – CETEP e o Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP, por meio do desenvolvimento de variadas atividades.

A DIRES montou um Stand, abordando tudo sobre a dengue, com cartazes, banners e alguns estudantes explanando sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença. O CEEP realizou a coleta e a análise da tipagem sanguínea dos alunos participantes e apresentou palestra, proferida por um profissional da área de Odonto, que explanou sobre os cuidados e higiene bucal para a prevenção de doenças, culminando com a distribuição de folhetos explicativos e cremes dentais

De acordo com o professor Djalma Meira, foram realizadas Oficinas com vários temas. “O nono ano acompanhou o processo de Compostagem Orgânica, em que foi possível compreender as etapas necessárias para se aproveitar os restos orgânicos na produção de adubo, a elaboração de horta suspensa e também a produção de sabão. Os estudantes das outras turmas puderam participar de outras oficinas que abordaram a temática reciclagem e aprenderam a confeccionar diversos brinquedos, sacolas e outros objetos, reaproveitando materiais, e se revelaram muito interessados”, informou o professor.

Segundo o professor Radival da Costa, o evento superou as expectativas da organização, pois envolveu todos os participantes num clima de integração e unidade e os estudantes se mostraram bastante interessados nas atividades desenvolvidas. ‘‘Precisamos organizar outros momentos como este, entre o IF Baiano e outras instituições de educação locais, pois a troca de experiências vivenciadas contribui significativamente para o processo de aprendizagem de nossos estudantes”, enfatizou o docente.

Durante o evento, os graduandos do IF Baiano apresentaram a Peça de Teatro: A História da Ciência, que foi aclamada pelos presentes, e para  encerrar a Feira de Ciências, foi apresentado um show musical de voz e violão pelo estudante Marivaldo, também graduando do Curso de Licenciatura em Química, que se revela um verdadeiro celeiro de talentos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000