Aula inaugural de mestrado profissional em Produção Vegetal no Semiárido
Atualizado em 27 de maio de 2015 às 17:35 horas | Publicado em 27 de maio de 2015 às 17:35 horas

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Guanambi realizou na segunda-feira (11/05) a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido. O Evento contou com a presença de várias autoridades locais: a secretária municipal de educação de Guanambi, o superintende da CODEVASF, docentes da Faculdade Guanambi; o reitor do IF Baiano e sua equipe gestora, a equipe gestora do Campus, docentes, técnicos administrativos e os mestrandos.

A aula inaugural aconteceu no auditório do Campus, onde os presentes puderam prestigiar duas importantes palestras. A primeira, proferida pela professora doutora Silvana Lima que discorreu sobre a temática “Mestrado Profissional e suas Especificidades”; e a segunda, pelo professor doutor Salomão Medeiros que explanou sobre “Os Desafios e Potencialidades da Produção Vegetal no Semiárido”. Ambas bastante significativas para a compreensão da proposta empreendida pelo Mestrado Profissional.

O coordenador do Curso, professor Carlos Elízio Cotrim destacou que o Mestrado Profissional em ‘ProduçãoVegetal no Semiárido’ visa potencializar a qualificação de profissionais, conferindo-lhes competências para avaliar criticamente, a fim de intervir na resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido por meio do desenvolvimento de tecnologias aplicadas. Pretendemos com a instituição deste curso, capacitar profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos de inovação aplicados à produção vegetal no semiárido, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas diretamente relacionadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional,” esclareceu o professor.

O diretor do Campus, professor Roberto Lima ressaltou que o Mestrado Profissional reflete o sucesso de um trabalho realizado por todos que compõem o IF Baiano, e destacou o potencial da instituição na pesquisa e na pós-graduação, bem como os benefícios que a interiorização das oportunidades de estudos em diversas modalidades proporcionam. “A interiorização das oportunidades de estudo em diversas modalidades no nosso campus, traz, entre outros benefícios, a possibilidade de fixação de jovens profissionais em suas cidades de origem, garantindo-lhes uma formação acadêmica sintonizada com as vocações territoriais. Chegou o momento de formarmos Mestres que tenham uma relação umbilical com a terra onde pisamos, com a sociedade e com a melhoria da qualidade de vida de nossa região,” disse o gestor.

Roberto Lima destacou ainda, a importância do IF Baiano Campus Guanambi, que vem se consolidando ao longo dos anos como uma Instituição de Educação Profissional que muito tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico local e de toda região. “Hoje, temos mais um nível de ensino, o Mestrado Profissional, e com isso, o IF Baiano Campus Guanambi se consolida como protagonista, não apenas com verticalização do ensino em nosso Instituto, como também com o desenvolvimento sociopolítico e educacional de toda uma sociedade,”enfatizou o diretor.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000