Campus Guanambi realiza formatura dos cursos superiores de Agronomia, Química, Agroindústria e ADS.
Atualizado em 1 de julho de 2015 às 13:45 horas | Publicado em 1 de julho de 2015 às 13:44 horas

No dia 18 de junho, aconteceu a solenidade de formatura de 28 estudantes dos cursos superiores do IF Baiano Campus Guanambi. Os cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) formaram suas primeiras turmas, Licenciatura em Química, a segunda e Tecnologia em Agroindústria, a terceira. O evento aconteceu no Centro de Cultura e contou com a presença de cerca de 350 pessoas.

Para compor a mesa, estiveram presentes a Professora Francineide Pereira, representante do Reitor, Geovane Barbosa, e também paraninfa da turma do Curso de Química, o diretor do Campus, Roberto Lima, o coordenador do Curso de Agronomia, Leandro Peixouto, a coordenadora do curso de Química, Jane Ferreira, a coordenadora do curso de Agroindústria, Carlinne Guimarães, a coordenadora do curso e patrona da turma de ADS, Paula Patrícia, o paraninfo da turma de Agronomia, Sérgio Donato, a paraninfa da turma de Agroindústria, Normane Chaves, o paraninfo da turma de ADS, Fábio dos Santos, o patrono da turma de Agronomia, Ariomar Santos, o patrono da turma de Química, Wendel Menezes, a patrona da turma de agroindústria, Aureluci de Aquino e a representante da Secretaria de Registros Acadêmicos, a servidora Anaide Araújo.

O paraninfo da turma de Agronomia, professor Sérgio Donato, destacou a importante contribuição do IF Baiano para o desenvolvimento da região e para o acentuado crescimento da produção de grãos no Nordeste, vez que “os nossos egressos representam mais de 80% da mão de obra de técnicos de nível médio na região do MATOPIBA.” Donato enfatizou ainda, a significativa contribuição do engenheiro agrônomo para a solução dos problemas enfrentados na atualidade. Agronomia é integração de conhecimentos. Como Engenheiro Agrônomo precisamos de informações e ter consciência que a tecnologia não possui ideologia, mas a sua aplicabilidade sim. Para extrapolarmos uma tecnologia devemos conhecer o ambiente, a planta e o homem para decidirmos qual tecnologia é mais adequada para um agricultor familiar assentado ou para um empresário do agronegócio de commodities.(…) Somente assim asseguraremos a sustentabilidade e resiliência dos sistemas de produção”,disse o professor.

A paraninfa da turma do Curso de Tecnologia em Agroindústria, professora Normane Chaves enfatizou a importância do curso para região. “O curso de Tecnologia em Agroindústria encontra-se em crescimento ascendente em nossa região, devido, principalmente, àsdiversas indústrias de pequeno e médio portes que temos por aqui. Esses profissionais recém-formados por nosso Campus, podem atuar nas mais diversas áreas dessas indústrias, além de buscarem o aperfeiçoamento através de programas de mestrado,destacou a professora.

Os formandos mostraram-se bastante felizes com essa nova conquista e, segundo a formanda de ADS, Érica Jardim, “este momento significa sobretudo a concretização de um sonho, a tão esperada conquista de mais um objetivo comum a todos que adentram numa graduação. Para mim, da primeira turma de ADS do IF Baiano Campus Guanambi, é um imenso orgulho fazer parte desta realização e estou muito satisfeita com a qualidade do ensino proporcionada pela instituição e por seus excelentes profissionais e, certamente, tudo isso implicará em bons resultados em minha vida,” externou a tecnóloga.

O diretor do Campus, professor Roberto Lima, falou sobre a missão do Instituto e lembrou a importante contribuição dos formandos na construção da história do IF Baiano.Assim, a conquista de vocês é, também, de cada um de nós que, paulatinamente, construímos essa Instituição, a qual prima por colaborar para o crescimento e organização de uma sociedade mais solidária e inclusiva,afirmou o diretor.