IFBaiano Campus Guanambi presente em importante Simpósio Internacional
Atualizado em 10 de julho de 2015 às 11:37 horas | Publicado em 10 de julho de 2015 às 11:24 horas

O professor da Área de Fisiologia Vegetal, do Campus Guanambi do Instituto Federal Baiano, Cláudio Roberto Meira de Oliveira, com atuação na área de Estresses Ambientais em Plantas, participou do 8º International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, que aconteceu em Lleida (Espanha) entre os dias 08 e 12 de junho.

O 8º International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, promovido pela ISHS – International Society for Horticultural Science, reuniu pesquisadores do mundo todo com a finalidade de discutir tópicos relacionados à irrigação e à agricultura irrigada tendo como foco principal os efeitos da redução dos recursos hídricos e da qualidade da água na produtividade vegetal. A área dos trabalhos selecionados é a de efeitos do estresse hídrico na produtividade vegetal.

Os artigos “Irrigation with controlled water stress and its effects on physiology and phenology of ‘Navelate’ orange” e “Water availability effect on gas exchange and on phenology of ‘Cabula’ orangel” foram selecionados e fazem parte dos 18 trabalhos escolhidos de toda a América Latina. Do Brasil, apenas dois foram apresentados, sendo ambos do IFBaiano, da autoria do professor Cláudio Meira, frutos da pesquisa de pós-doutorado realizado na Universidade Federal de Pelotas – RS, sobre os efeitos do deficit hídrico na fisiologia e na fenologia de diferentes cultivares de citros.

De acordo com o professor Cláudio Meira, a participação em eventos nacionais e internacionais deve ser estimulada, pois representa uma oportunidade de interação com outros pesquisadores além de possibilitar o aprimoramento do conhecimento e isso é muito importante para o crescimento do IF Baiano. “Termos dois trabalhos do IFBaiano aprovados em um evento desta magnitude é motivo de grande satisfação, pois indica o reconhecimento pela comunidade internacional de que nosso trabalho não tem apenas alcance nacional e, contribui de forma significativa para o reconhecimento de nossa instituição,” externou o professor.

Mais informações: claudio.meira@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi