Nota sobre política de Assistência Estudantil
Atualizado em 20 de abril de 2018 às 11:56 horas | Publicado em 19 de abril de 2018 às 16:49 horas

Na manhã desta quinta-feira (19), estudantes do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi realizaram uma manifestação na entrada da Instituição, bloqueando o acesso das 7h30 às 9h30. Os estudantes protestaram contra a proposta de redução do valor individual dos auxílios no Campus Guanambi, sobretudo do auxílio moradia.

A direção geral, em nome do diretor Carlito Barros, manifesta apoio à luta por educação pública, gratuita e de qualidade e por condições favoráveis de aprendizado. Ele ressalta que havia agendado uma reunião com as lideranças dos movimentos estudantis para tratar esta pauta às 8h da manhã desta quinta-feira, no entanto a reunião só aconteceu após o fim da manifestação. Em relação às pautas defendidas pelos estudantes, o diretor disse que defende a melhor distribuição dos recursos e se empenha para que os estudantes do Campus Guanambi recebem os auxílios de forma justa.

Segundo o Coordenador de Assuntos Estudantis e presidente da comissão local da assistência estudantil, professor Sinézio Cotrim, houve aumento significativo no número de estudantes, diminuição do valor destinado à assistência estudantil e maior necessidade de aquisição de gêneros alimentícios para o refeitório continuar fornecendo mais de duas mil refeições todos os dias, de forma gratuita e global. Ainda segundo o coordenador, a diminuição de R$300 para R$250 no valor do auxílio moradia foi baseada em pesquisa de preços de aluguel individual no entorno do Campus e na cidade de Guanambi. Ele ressalta também que houve aumento nos valores das bolsas de auxílio transporte e que a expectativa da comissão é atender o maior número de alunos que necessitam de auxílios financeiros para seguir com os estudos. A comissão responsável pela implantação da política de assistência estudantil no Campus é composta pela equipe multidisciplinar da Coordenação de Assuntos Estudantis (Cae) e por alunos escolhidos pelos seus pares.

O edital 2018 do Programa de Assistência e Inclusão Social (Paise) já foi disponibilizado e as inscrições começam na próxima segunda-feira (23).