Nota de Esclarecimento
Atualizado em 20 de abril de 2018 às 14:50 horas | Publicado em 20 de abril de 2018 às 14:50 horas

A Direção-Geral do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, coerente com os princípios que orientam a Gestão 2018-2022 – Diálogo e Ação, bem como em face do comprometimento com a Comunidade que a elegeu, ESCLARECE que:

1. Considera legítima as mobilizações realizadas pelos coletivos de servidores e alunos do IF Baiano, Campus Guanambi, nos dias 13, 18 e 19 de abril, uma vez que foi informada desde o dia 10 de abril sobre a decisão da assembleia da categoria, que é representada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e considera estes momentos profícuos para a construção do diálogo e de soluções democráticas para os problemas atualmente enfrentados por este Campus.

2. Em momento algum foi cogitada a atribuição de faltas a Servidores ou Estudantes por conta da participação em tais eventos, por entender que a construção da cidadania, missão primordial de qualquer instituição pública de ensino, perpassa pelo debate político e a mobilização social.

4. Inclusive, quando consultada por esta Direção-Geral, a Coordenação de Ensino esclareceu que a sua comunicação com os servidores, via e-mail institucional, foi no sentido contrário, de que seriam justificadas quaisquer faltas atribuídas a servidor ou aluno.

3. Causa espanto que, em Nota Pública, o Sinasefe noticia uma posição contrária ao exposto sem ao menos consultar esta Direção-Geral sobre a veracidade dos fatos.

4. Mesmo após a publicação da referida Nota Pública, a Direção do Campus Guanambi, não sendo instada a oferecer os devidos esclarecimento, solicitou uma reunião com a Diretoria do Sindicato para tal. Contudo, a reunião, que estava marcada para as 10h00 do dia 20/04 (hoje), foi adiada pelos próprios representantes do Sindicato.

5. Entendemos necessário, sempre que transparecer ambiguidade ou incoerência na comunicação de cujo emissor esperávamos posicionamento distinto, os devidos esclarecimentos. Portanto, uma vez que a Nota Pública em questão continua publicada, torna necessária a publicação desta para que nossa comunidade, na qual se inclui o Sinasefe, tenha clareza da nossa posição.

Ressaltamos que estamos e sempre estaremos abertos ao diálogo, e que é de nosso interesse manter ativos todos os canais comunicativos possíveis com a comunidade, sobretudo com os coletivos estudantis e sindicais, por acreditar que compartilhamos do mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do IF Baiano – Campus Guanambi e das comunidades por ele atendidas.

Carlito José de Barros Filho
Diretor Geral