Campus Guanambi recebe novos alunos
Atualizado em 6 de agosto de 2018 às 15:02 horas | Publicado em 1 de agosto de 2018 às 14:47 horas

Tiago Marques

Na manhã desta segunda-feira (30), 280 novos alunos ingressaram no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Destes, 160 começaram a cursar cursos superiores (Engenharia Agronômica, Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e 120 iniciaram cursos técnicos subsequentes (Agricultura e Zootecnia).

Os novos alunos dos cursos superiores foram recepcionados pelos coordenadores de cursos e pela direção do Campus. O Diretor Geral Carlito Barros deu boas-vindas aos estudantes e desejou sucesso na caminhada que se inicia. “O começo de uma nova etapa em nossas vidas costuma vir carregado de dificuldades, no entanto precisamos estar dispostos a encarar as adversidades para conseguirmos aquilo que almejamos”, disse. A professora Normane Mirele, Diretora Acadêmica do Campus, apresentou um histórico da instituição e sua estrutura administrativa e pedagógica.

A palestra de boas-vindas foi ministrada por Iziane Lima, coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Guanambi. Ela falou sobre as oportunidades proporcionadas pelo ensino superior. “A educação muda a vida do estudante, que muda a vida de sua família, que muda a vida da comunidade, que muda a educação. É um processo de construção, desconstrução e evolução”, frisou.

No período da tarde, os estudantes do curso de Engenharia Agronômica participaram de uma aula inaugural, os alunos dos outros cursos participarão de atividades de acolhimento no decorrer da semana.

A coordenadora do curso de Engenharia Agronômica Polliana Bezerra, a professora Sófia Rebolças e Antônio Ângelo Martins Fonseca, doutor em Geografia Humana e professor da UFBA. Ele palestrou sobre “Interdisciplinaridade e desenvolvimento regional”

Na terça-feira (31), os estudantes dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia tiveram sua aula inaugural. Eles foram apresentados à estrutura do curso e ouviram relatos de experiências de egressos.

Processo Seletivo

Até o início do mês de setembro, o IF Baiano deve divulgar o edital do Processo de Ingresso de Estudantes 2018 para seleção das vagas dos cursos técnicos integrados e subsequentes do ano de 2019. O Campus Guanambi deverá oferecer cerca de 500 vagas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agroindústria, Agropecuária, Informática para Internet) e nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (Agricultura e Zootecnia).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000