IF Baiano realizará III Encontro de Caprinos e Ovinos no dia 25 de agosto
Atualizado em 6 de agosto de 2018 às 15:02 horas | Publicado em 6 de agosto de 2018 às 7:04 horas

o dia 25 de agosto, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi realizará o III Encontro de Caprinos e Ovinos. O evento visa apresentar o crescimento do setor de criação de carpinos e ovinos, o desenvolvimento tecnológico obtido pelas cadeias produtivas, avanços nos padrões de qualidade e sanidade que acompanham as necessidades deste setor pecuário, além da valorização dos saberes tradicionais e estímulo à produção e comercialização de produtos e derivados oriundos da criação de caprinos e ovinos no Território Sertão Produtivo.

As palestras irão abordar a sanidade de caprinos e ovinos e o melhoramento genético de cabras leiteiras. Já os minicursos serão sobre produção de queijo frescal com leite de cabra e elaboração de hambúrguer de carne caprina com ervas finas. Também haverá feira de animais e produtos derivados da carne e do leite de caprinos e ovinos.

O evento é coordenado pela professora Jussara Telma dos Santos, a disciplina de Caprinos e Ovinos, junto aos estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria e Zootecnia. “A atividade faz parte do enfoque de ensino, pesquisa e extensão do IF Baiano, através do desenvolvimento rural sustentável, redução das desigualdades e garantia alimentar e nutricional do campo e da cidade”, disse a professora.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na página do evento. As vagas são limitadas.

Veja a Programação:

25 de Agosto de 2018 – Auditório do Campus Guanambi

7h30 – Credenciamento

8h00 – Sanidade de Caprinos e Ovinos – Jurandir Ferreira da Cruz – Professor da Uesb / Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará

9h00 – Melhoramento Genético de Cabras Leiteiras – José Assunção Silveira Júnior – Professor do IF Baiano – Campus Guanambi – Doutor em Zootecnia pela UESB

10h00 – Feira de Animais / Feira de Produtos / Degustação

Minicursos – (Vagas completadas, novos minicursos serão disponibilizados)

08h – Produção de queijo frescal com leite de cabra – Gilson Matiolli (Prof. do IF Baiano – Campus Guanambi) – 20 vagas

13h30 – Elaboração de Hambúrguer de carne caprina com ervas finas – Mariana Texeira Rodrigues Vila (Prof.ª do IF Baiano – Campus Guanambi) – 15 vagas

13h30 – Manejo Geral de Caprinos e Ovinos – Elaine Cristina Teixeira (Prof.ª do IF Baiano – Campus Guanambi) – 30 vagas