Setembro Azul: Atividades marcam o mês no Campus Guanambi
Atualizado em 24 de setembro de 2018 às 14:53 horas | Publicado em 24 de setembro de 2018 às 13:14 horas

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, através do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), está realizando uma série de atividades em comemoração ao Setembro Azul. O mês de setembro é marcado por manifestações de comunidades surdas de todas as partes do mundo.

As atividades começaram na última terça-feira (18), com a realização de um momento de sensibilização, com visitas aos espaços da instituição. Na quarta-feira (19), ocorreu uma roda de conversa sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência, com enfoque na surdez. Também aconteceram relatos de experiências com o aluno egresso Fabrício Domingues e Yuri Fernandes, presidente da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Guanambi e Região (Apada).

Na sexta-feira (21), o Campus recebeu a visita de Nilton Damasceno, ele ministrou a palestra “Os desafios na aprendizagem dos estudantes com surdez”. Nilton é surdo e licenciado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina/Polo UFBA.

As atividades do Setembro Azul continuam até o fim do mês. Na próxima quarta-feira (26) acontece o I Cine Inclusão do Napne, às 19h no auditório do Campus. Além disso, está sendo realizado o curso e libras para estudantes todas as segundas-feiras (19h) e todas as quartas-feiras (14h).

O mês de setembro é repleto de significativos para a comunidade surda, no dia 10 é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Também é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no dia 21 e o Dia Nacional do Surdo e aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no dia 26.