Esporte: 1° Copa Sup-Sub tem grande final nesta quinta-feira (27)
Atualizado em 26 de setembro de 2018 às 23:33 horas | Publicado em 26 de setembro de 2018 às 23:27 horas

Copa Sup-Sub

A grande final da 1ª Copa Sub-Sup – Matheus Castro (Têga) acontece nessa quinta-feira (27). Os atletas do curso Técnico em Agricultura, 3AC, enfrentam a equipe do 9° semestre do curso de Engenharia Agronômica, 9AE, no futsal masculino.

A equipe do 3AC chega à final após duas vitórias e uma derrota na fase de grupos. Nas quartas, o time derrotou o 5AE por 3 a 2 e nas semifinais eliminou o 1AQ pelo placar de 3 a 1. Foram 18 gols marcados e 11 sofridos nas cinco partidas.

Já o 9AE empatou a primeira partida e venceu as outras duas, incluindo uma sonora goleada na equipe do 3ADS, 17 a 1. Nas quartas venceu fácil a equipe do 2BC por 7 a 1, mas teve dificuldades para superar o 3AE na semifinal. O jogo terminou empatado em 3 a 3 e a vaga foi conquistada nas cobranças de pênaltis. Foram 31 gols marcados e 7 gols sofridos.

A competição reúne equipes
dos cursos técnicos subsequentes e superiores e é uma iniciativa do Diretório Acadêmico de Engenharia Agronômica (DAEA), com apoio do Setor de Esporte, Lazer e Cultura (Selc), explica o estudante Denielson Lima. “A organização desta competição é uma das ações de entretenimento e incentivo ao esporte do DAEA. Contamos com o apoio da instituição, através do Selc e da Direção-geral. Os estudantes abraçaram a ideia e a competição tem sido muito emocionante, a final será uma grande partida”, disse.

Para a arbitragem do torneio, a organização convidou estudantes de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que prontamente atenderam ao convite e fizeram a parceria. Servidores do campus e desportistas de Ceraíma também colaboraram na arbitragem.

A primeira edição da competição é realizada em homenagem póstuma ao aluno Matheus Castro. “Perdemos o Têga de forma trágica, ele gostava muito dessa convivência no IF. Fizemos esta competição em sua homenagem para relembramos os bons momentos dessa convivência, o esporte era um desses bons momentos”, disse a estudante Andresa Alkimin.

Sobre a grande final, O servidor Joel Alves, do Selc, revela que já assistiu quase todas as finais de competições da história do Campus e não acredita em favoritismo. “O futebol e o futsal tem dessas coisas, quando chega a grande final não tem favorito, e nesse jogo tudo pode acontecer. As duas equipes chegaram até aqui depois de grandes campanhas, vai vencer o esporte e a integração”, comentou.