Mulheres do Rancho das Mães recebem certificação por projeto de capacitação profissional e atividades político-formativas
Atualizado em 26 de novembro de 2018 às 16:31 horas | Publicado em 25 de novembro de 2018 às 23:39 horas

Um grupo de mulheres da comunidade rural de Rancho das Mães, Distrito de Palmas de Monte Alto, recebeu neste sábado (24), os certificados pela participação no projeto “Vozes do Rancho: Um salto para as Margaridas”. A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Ao todo, 46 mulheres foram beneficiadas pelo projeto, com cursos de capacitação, todas concluíram as etapas do projeto.

O projeto fez parte do Programa de Extensão Margaridas do IF Baiano, as beneficiadas participaram dos cursos de Atividades Politico-formativas, Cooperativismo Solidário, Segurança no Trabalho, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Produção de Bebidas e Alimentos. Foram ao todo 150 horas de capacitação.

Segundo Neurisângela Miranda, uma das proponentes do projeto, um aspecto que chamou a atenção das pesquisadoras na localidade é a ocupação pelas mulheres de territórios que, em uma sociedade ainda com valores machistas, são predominantemente masculinos. “Eu tive convivência com essas mulheres quando eu fui professora na comunidade do Rancho das Mães. Eu sabia das dificuldades, e ao menso tempo, do protagonismos das mulheres naquela comunidade que tem um diferencial maravilhoso. Muitas aqui são bombeiras, presidentes de associação, donas de bares, donas de casa, fazendeira, motoristas de táxi. Cada uma delas exerce uma função muito importante na comunidade. A partir disso a gente resolveu pegar essas características e potencializar no sentido de dar visibilidade nesse diferencial que é tão difícil encontrar no contexto campesino”, disse.

O projeto envolveu professores, técnicos administrativos e estudantes do IF Baiano, além de profissionais liberais, entidades públicas e empresas parceiras. Para Thaís Nascimento, egressa do curso Técnico em Agroindústria, sua participação na execução do projeto foi uma experiência enriquecedora. “Foi muito gratificante! E foi de um aprendizado ímpar enquanto estudante e como mulher”, disse.

Para Adenice Santos, lavradora de 53 anos, a convivência e a união entre as mulheres da comunidade foi a melhor parte da experiência. “Foi ótimo, através da convivência, da união, aprender um pouco de cada um. Com essa troca de experiências, uma vai ajudando a outra”, comentou.

Outra participante do projeto foi Dielle, 26 anos, também lavradora. Ela viu no curso oportunidade de aprender a fazer doces e licores para incrementar a renda familiar. “O mais marcante foi o primeiro encontro quando recebemos a notícia que iriamos ser presenteados com esse projeto maravilhoso. O que me chamou mais atenção foi o curso de doces em compota; a fabricação de licor eu aprendi de imediato e já fui produzindo. Quem tomou do meu licor também gostou”, ressaltou.

A cerimônia de certificação, coordenada pela coordenadora pedagógica do projeto Neurisângela Miranda, contou com a presença do diretor-geral do Campus Guanambi, Carlito Barros, da proponente do projeto e atual diretora do Campus Itaberaba, Ozenice dos Santos, da professora da rede municipal de Palmas de Monte Alto e colaboradora externa do projeto Valdirene Alves, e da colaboradora interna Dalcy Souza, técnica em Assuntos Educacionais do IF Baiano – Campus Guanambi.

Equipe de Trabalho

Carlinne Guimarães de Oliveira (Docente) – Coordenação das Oficinas de Capacitação Profissional em Produção de Bebidas e Alimentos / Projeto de Extensão.
Cinara Soares Pereira Cafieira (Docente)– Ministrante de Oficina de Capacitação Profissional em Produção de Bebidas e Alimentos / Projeto de Extensão.
Dalcy Alves da Souza (Técnica em Assuntos Educacionais) – Planejamento e Mediação dos Encontros Político-Formativos.
Felizarda Viana Bebé (Docente) – Mediação de Atividade Formativa sobre Cooperativismo Solidário.
Joilma Pereira dos Santos – Planejamento e Mediação dos Encontros Político-Formativos.
Neurisângela Maurício dos Santos Miranda – Coordenação das atividades Pedagógicas/ Planejamento e Mediação dos Encontros Político-Formativos.
Ozenice Silva dos Santos (Docente) – Proponente/ Coordenação Geral do Projeto e Mediação de Atividades formativas transversalizando a temática “Mulher e Territorialidades”.