Professores e egressos do IF Baiano publicam capítulos em livros sobre Ciências Agrárias
Atualizado em 18 de janeiro de 2019 às 14:34 horas | Publicado em 18 de janeiro de 2019 às 14:34 horas

O primeiro e o terceiro volume de uma série de livros digitais sobre Ciências Agrárias teve a participação de professores e egressos do cursos de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. As obras foram organizadas pelos professores Alan Mario Zuffo e Jorge Gonzáles Aguilera e publicado em formato e-book pela editora Atena no final de 2018. Os volumes que receberam contribuições foram o volume I, intitulado “Solos nos Biomas Brasileiros” e o volume III, intitulado “Ensaios nas Ciências Agrárias e Ambientais III”.

As publicações trazem artigos científicos desenvolvidos por pesquisadores das principais instituições de ensino superior do país. O volume I aborda em 18 capítulos, conhecimentos tecnológicos para ciências do solo na área de Agronomia. “Esse volume dedicado à Ciência do Solo traz artigos alinhados com a produção agrícola sustentável, ao tratar de temas como o uso de práticas de manejo de adubação, inoculação de micro-organismos simbióticos para a melhoria do crescimento das culturas cultivadas e da qualidade biológica, química e física do solo”, diz a apresentação do livro.

Já o volume III  traz artigos que abordam produção agrícola sustentável, ao tratar de temas relacionados com produção e respostas de frutais, forrageiras, hortaliças e florestais. “O manejo adequado dos recursos naturais disponíveis na natureza é importante para termos uma agricultura sustentável. Deste modo, a necessidade atual por produzir alimentos aliada à necessidade de preservação e reaproveitamento de recursos naturais, constitui um campo de conhecimento dos mais importantes no âmbito das pesquisas científicas atuais, gerando uma crescente demanda por profissionais atuantes nessas áreas, assim como, de atividades de extensão que levem estas descobertas até o conhecimento e aplicação dos produtores”, diz a apresentação.

A equipe formada pelos professores Alexsandro Brito e Suane Cardoso, pelos egressos Flávio Gomes e Marcelo Couto e pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Onildo Nunes, ficou responsável pela publicação do capítulo 4 no volume I da série. Eles abordaram o tema “Armazenagem de água em solo infectado com fusário e cultivado com maracujazeiro, cultivar BRS Rubi, em quatro combinações de copa: enxerto.

O trabalho visou avaliar o avaliar o comportamento físico-hídrico do solo e a resposta fitotécnica do maracujá e monitorar a armazenagem de água em um Latossolo Vermelho Amarelo, infectado por fusário e cultivado com maracujazeiro, cultivar BRS Rubi, enxertado em quatro porta-enxertos. Após a análise estatísticas dos dados, a pesquisa indicou os tratamentos mais eficazes para a armazenagem de água no solo.

Já o volume III teve o capítulo 12 desenvolvido pela equipe formada pela professor Suane Cardoso e pelos egressos Elismar Oliveira e Daniela dos Santos, além dos pesquisadores Onildo Nunes e Lucas Kennedy Lima, ambos da Embrapa Mandioca e Fruticultura. A publicação também abordou o cultivo do maracujazeiro, especificamente o desenvolvimento das mudas da variedade amarelo enxertado em porta-enxerto silvestre.

A pesquisa avaliou o desenvolvimento inicial de dois genótipos maracujazeiro-amarelo enxertados no porta-enxerto silvestre Passiflora giberti. Depois foram avaliaram-se diâmetro de caule do porta-enxerto e enxerto, número de folhas e altura da planta (porta-enxerto e enxerto) e a porcentagem de pegamento que foi de 100% para as duas combinações porta-enxerto/copa, além de avaliar a boa cicatrização e o bom desenvolvimento das plantas.

Os livros foram disponibilizados gratuitamente para download no site da editora.Livros sobre Ciências Agrárias