Professoras do IF Baiano participam do IV Seminário de Produção Orgânica da Bahia
Atualizado em 4 de junho de 2019 às 11:51 horas | Publicado em 4 de junho de 2019 às 11:51 horas

O IV Seminário de Produção Orgânica da Bahia foi realizado entre os dias 29 e 31 de maio, em Salvador. O evento promovido pela comissão de produção orgânica da Bahia do Ministério da Agricultura, Pecuária contou com a participação de professoras do IF Baiano .

A professora Felizarda Bebé ministrou uma palestra intitulada “Ensino, pesquisa e extensão na produção orgânica” e também participou como moderadora da mesa redonda “Impactos dos agrotóxicos na saúde humana e meio ambiente”.

Felizarda destacou que as pesquisas sobre produção orgânica em hortaliças são promissoras. Ela destacou que a população quer se alimentar de comida livre de resíduos de agrotóxicos e transgênicos. “O mundo mudou e o consumidor sabe que os orgânicos nutrem e apresentam uma biodiversidade enorme, capaz de recuperar os biomas, resgatar os saberes e com o tempo melhorar a saúde da população”, disse.

As professoras Carlinne Guimarães e Ozenice dos Santos ministraram um minicurso sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs).

O trabalho desenvolvido no IF Baiano – Campus Guanambi, através do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), tem se tornado referência no Estado. Em três anos de atuação, tem crescido o interesse de produtores do Território Sertão Produtivo pela agricultura orgânica. Um grupo de agricultores acompanhados pelo Neapo está em fase final de certificação para produção orgânica. Outro grupo está sendo formado para inciar o processo.