Encontro debateu exploração de recursos naturais e consequências ambientais para o semiárido
Atualizado em 11 de junho de 2019 às 10:27 horas | Publicado em 11 de junho de 2019 às 10:27 horas

Nos dias 5 e 8 de junho, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi realizou o IV Encontro Meio Ambiente em Discussão, debatendo temas relevantes sobre a exploração dos recursos naturais e as consequência ambientais para os ecossistemas do semiárido baiano.

Após a abertura do evento, a primeira atividade promovida foi uma mesa redonda que debateu sobre preservação, história e potencialidades do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos. O debate contou com a participação de Lailton Câmara, ex-gestor do parque, José Carlos Lélis, ativista ambiental, e Joaquim Perfeito, professor de arqueologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Ainda pela manhã, estudantes do terceiro ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio apresentaram performances artísticas sobe políticas públicas para a Serra.

IV Encontro Meio Ambiente em Discussão – IF Baiano – Campus Guanambi

Parque Estadual da Serra dos Montes Altos – Uso e Políticas Públicas #Guanambi #Sertãoprodutivo

Publicado por IF Baiano Campus Guanambi em Quarta-feira, 5 de junho de 2019
Parque Estadual da Serra dos Montes Altos foi tema de debate no Encontro Meio Ambiente em Discussão

Durante a tarde, os participantes do evento assistiram uma palestra sobre “Meio ambiente do ponto de vista humano”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e gestor ambiental Ricardo Garcia da Silva. Além disso, estudantes apresentaram atividades sobre racionalidade e educação ambiental.

Em seguida, ocorreu a visitação aos canteiros rústicos do Campus. Uma comissão avaliou os canteiros e premiou os mais bem elaborados. O centeiro construído por alunos de Engenharia Agronômica ficou com o primeiro lugar.

Dando sequência ao evento, foi realizada uma mesa redonda sobre impactos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente, com Felizarda Bebé, professora do IF Baiano, Elder Assis Miranda, do Observatório UniFG e Generosa Sousa Ribeiro, do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. A atividade foi realizada no período noturno, no auditório da Câmara Municipal de Guanambi.

O evento foi retomado no sábado (8), com uma mesa redonda sobre os Desafios e Perspectivas dos Recursos Naturais no Semiárido Baiano. O debate contou com a participação de Wagner Valter Dutra Junior, professor do curso de Geografia da Uneb-Campus VI, Gilmar Ferreira dos Santos, representante da Comissão Pastoral da Terra, Gabriel Artur Reis Tavares, supervisor de meio ambiente da empresa Brookfield Renewable, do ramo de energia eólica, e Maurício, representante da Sollar Company, do ramo de energia solar. A atividade foi mediada pela professora Tatiane Malheiros.

III Encontro Meio Ambiente em Discussão

Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi – #Guanambi #Sertãoprodutivo #AgenciaSertão

Publicado por IF Baiano Campus Guanambi em Sábado, 8 de junho de 2019

Desafios e Perspectivas dos Recursos Naturais no Semiárido Baiano

O IV Encontro de Meio Ambiente em Discussão foi encerrado com apresentações de painéis temáticos sobre os assuntos debatidos no evento. Os painéis foram elaborados e apresentado pelos estudantes.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000