Campus Guanambi promove IV Encontro sobre Caprinos e Ovinos
Atualizado em 15 de agosto de 2019 às 12:02 horas | Publicado em 15 de agosto de 2019 às 12:02 horas

Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi promoverá a quarta edição do Encontro sobre Caprinos e Ovinos. O evento tem o objetivo de difundir técnicas e promover discussão com os estudantes, professores, técnicos e criadores ligados ao setor de caprinovinocultura.

A abertura será realizada às 13h30 desta sexta-feira, no auditório do Campus. O professor Jurandir Ferreira Cruz, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), será o primeiro a palestrar no encontro. Ele falará sobre o Procriar, programa que coordena visando apoiar a produção de caprinos e ovinos em vários municípios baianos.

Logo em seguida, o zootecnista Luiz Henrique Almeida apresenta sua palestra sobre alimentos alternativos para produção de caprinos e ovinos. O palestrante representa a empresa Matsuda, do ramo de nutrição e saúde animal.

No sábado, a partir das 8h, será realizada a palestra do chefe de gastronomia Anderson Luiz Rocha Silva, titula do Restaurante Carneiro & Cia, de Vitória da Conquista. Ela falará sobre cortes nobres de carnes de caprino e ovinos.

O V Encontro sobre Caprinos e Ovinos ainda contará com as minicursos sobre produção, manejo e processamento de carne e leite de caprinos e ovinos. O evento está sendo coordenado pela professora Jussara Telma e conta com apoio de professores, técnicos e estudantes da instituição.

Curso de Cortes Nobres de Caprinos e Ovinos, embutidos e defumados

Desde a última terça-feira (13), estudantes e produtores de caprinos e ovinos participam do curso de Cortes Nobres de Caprinos e Ovinos, Embutidos e Defumados. O curso ministrado pelo chefe de gastronomia Anderson Luiz Rocha Silva aborda As etapas de abate, higiene e higienização da carcaça, cortes, embutidos e defumados, preparo de pratos e degustação de produtos.

As aulas estão sendo realizadas nos setores de abatedouro e agroindústria do campus e seguem até esta sexta-feira.

Veja a programação

16 de Agosto

13h30 – Abertura 14h00 – Palestra: Procriar – Programa de Apoio a Caprino-Ovinocultura – Ministrante: Jurandir Ferreira da Cruaz (Doutor em Ciências Veterinárias/UFCE – Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb – Vitória da Conquista) 15h50 – Coffee Break 16h00 – Palestra: Alimentos Alternativos para Produção de Caprinos e Ovinos – Luiz Henrique Almeida (Zootecnista, Mestre em  – Representante da Empresa Matsuda.

17 de Agosto

8h – Palestra

CAPRINOS E OVINOS “A NOBREZA DOS SEUS CORTES” – Ministrante: ANDERSON LUIZ ROCHA AS SILVA (Chefe Internacional de Gastronomia – TITULAR DO RESTAURANTE CARNEIRO &CIA em Vitória da Conquista) – Local: AUDITÓRIO

Minicursos

8h

PROCESSAMENTO DE QUEIJO FRESCAL E CONDIMENTADO DE LEITE CAPRINO – Ministrante: GILSON PINTO MATIOLI (Engenheiro de Alimentos, Mestre e Doutor em Ciência dos Alimentos – Professor do IF Baiano – Campus Guanambi) – Local: Sala de Agroindústria. (20 VAGAS).

SALGADINHOS LUCRATIVOS A BASE DE CARNE CAPRINA – Ministrante: ÉLIA KARINA DE CARVALHO COSTA (…Professora do IF Baiano – Campus Guanambi) – Local: Agroindústria – (20 VAGAS)

FORMULAÇÃO DE RAÇÃO PARA OVINOS – Ministrante: EVANILTON MOURA ALVES (Zootecnista… – Professor do IF Baiano – Campus Guanambi) – Local: SETOR DE INFORMÁTICA – (20 VAGAS)

13h30

USO DA PALMA FORRAGEIRA NA ALIMENTAÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS – Ministrante: MARIA DO SOCORRO MERCÊS (… – Professora do IF Baiano – Campus Guanambi) – Local: Setor de Caprinovinocultura – (20 VAGAS)

Bem Estar de Ovinos e Caprinos – Ana Laura Borba de Andrade Gayão (Médica Veterinária, mestra em Zootecnica (Unesp), doutora em Aquicultura (Caunesp) – professora do IF Baiano – Campus Guanambi) – Local: Agroindústria – (20 VAGAS)

PROFILAXIA DAS PRINCIPAIS ENFERMIDADES DE CAPRINOS E OVINOS – Ministrante: JOSÉ ASSUNÇÃO SILVEIRA JUNIOR – Local: Setor de Caprinovinocultura – (25 VAGAS).