Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Guanambi vai ofertar 16 vagas no Pibid
Atualizado em 1 de julho de 2020 às 8:57 horas | Publicado em 29 de junho de 2020 às 14:18 horas

O Instituto Federal Baiano é uma das instituições participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.  

Na edição 2020/2021, a instituição foi contemplada com 96 bolsas de iniciação à docência, sendo que 16 foram para o Campus Guanambi. O início do programa está sujeito ao retorno das aulas presenciais tanto nos institutos federais, quanto nas escolas públicas de ensino básico. Após a definição do cronograma, o IF Baiano vai promover uma seleção por meio de um edital.

Nesta quarta-feira (1º), a Coordenação do Curso de Licenciatura em Química irá realizar uma apresentação virtual nas redes sociais do Campus para falar sobre a relevância do Pibid e também da Residência Pedagógica para a instituição. O encontro começará às 9h.

Para concorrer a uma das vagas de bolsista, o discente deve estar devidamente matriculado no curso de Licenciatura em Química e ter concluído menos de 60% da carga horária regimental do curso. A bolsa de iniciação à docência é de R$ 400,00 reais, durante a vigência de 18 meses.

O discente aprovado deverá dedicar pelo menos 32 (trinta e duas horas) mensais para as atividades do Pibid e firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da Capes. O discente que possuir vínculo empregatício, ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista do Pibid, desde que não possua relação de trabalho com o IF Baiano ou com a escola-campo.

O Pibid

O Pibid foi criado em 2007 e desde então, concede bolsas a alunos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

Contribuir para a valorização do magistério;

Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

O programa tem como objetivo a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

Além disso, o Pibid visa incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes, tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e Contribuindo para a articulação teoria e prática, necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Veja mais sobre o Pibid no Campus Guanambi


Outras notícias

02/04/2024 às 13:40h
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br