Novo curso superior de Ciências Biológicas terá seleção no próximo Sisu
Atualizado em 23 de março de 2021 às 14:45 horas | Publicado em 10 de março de 2021 às 14:15 horas

O próximo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) chegará com novidade no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. A seleção com inscrições marcadas para o período de 6 e 9 de abril trará a oferta de um novo curso superior na instituição. Além dos quatro cursos já ofertados, os candidatos poderão concorrer também para cursar Licenciatura em Ciências Biológicas.

O curso já está disponível para consulta na lista do Sisu. O processo de implantação durou cerca de dois anos, desde a realização do estudo de demanda, audiência pública, elaboração do projeto pedagógico, até a aprovação pelo Conselho Superior (Consup) em dezembro passado.

Serão ofertadas 40 vagas, distribuídas em cotas socioeconômicas, raciais, para pessoas com deficiência e ampla concorrência. Serão oito semestres de curso, com carga horária total de 3.720 horas. Por conta da suspensão das aulas durante parte de 2020, em razão da pandemia do coronavírus, o calendário letivo está alterado e a previsão é de que a primeira turma seja iniciada no mês de setembro.

De acordo com o projeto pedagógico, a Licenciatura em Ciências Biológica tem como objetivo promover a formação profissional para atuação como docente de Ciências Naturais e Biologia na Educação Básica pautada nos princípios humanísticos, científicos, tecnológicos e pedagógicos.

Ainda segundo o projeto, a formação pautada na articulação entre ensino, pesquisa e extensão tem como foco os conhecimentos sobre o funcionamento, a classificação e a evolução dos sistemas biológicos; sobre as áreas das ciências exatas, da terra e da natureza, bem como sobre os conhecimentos pedagógicos, em uma perspectiva dialógica entre os saberes.

Espera-se que os licenciados possam, além de contribuir com os processos educacionais, adquirir autonomia e capacidade de se posicionarem eticamente e criticamente em relação a questões sociais, ambientais, econômicas, políticas e culturais.

Outros cursos

Além das 40 vagas ofertadas no Curso de Ciências Biológicas, o Campus Guanambi oferta mais 160 vagas, distribuídas nos cursos de Tecnologia em Agroindústria, Bacharelado em Agronomia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Química.

Ao todo, o IF Baiano ofertará 860 vagas no próximo Sisu, em 22 opções de cursos, nos campi das cidades de Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca.