Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Guanambi oferta 200 vagas pelo Sisu e nova opção de curso superior
Atualizado em 9 de abril de 2021 às 11:53 horas | Publicado em 1 de abril de 2021 às 13:11 horas

Começam na próxima terça-feira (6), as inscrições do Sistema Integrado de Seleção Unificação (Sisu). Os candidatos que participaram da última edição do Enem terão até o dia 9 para escolher o curso pelo qual pretendem se candidatar.

Em Guanambi, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está ofertando 200 vagas em cinco opções de cursos. Além dos quatro cursos já ofertados – Agroindústria, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Química, a instituição está como vagas para o novo curso recém aprovado, Licenciatura em Ciência Biológicas. São 40 vagas para cada curso.

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro. O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora será realizado com Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. Caso o candidato ainda não possua uma conta gov.br, deverá acessar o site e se cadastrar

Em todo o Estado, o IF Baiano ofertará 860 vagas em 22 opções de cursos, nos campi das cidades de Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca.

Cursos do IF Baiano – Campus Guanambi

Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de cinco anos. As aulas são em período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. O Campus possui uma estrutura física com áreas de cultivo e experimentação, denominadas de Laboratórios Didáticos, de diversas Culturas Agrícolas de interesse regional, Estábulo de Bovinocultura de Leite e Corte, Aprisco de Ovinos e Caprinos, Suinocultura, galpões de Avicultura de corte e postura, Cunicultura, setor de máquinas e implementos agrícolas, Fábrica de ração, Agroindústria, Casa do Mel, além de contar com 10 laboratórios das diversas áreas do conhecimento.

Mais informações sobre o curso

Licenciatura em Ciências Biológicas

De acordo com o projeto pedagógico, a Licenciatura em Ciências Biológica tem como objetivo promover a formação profissional para atuação como docente de Ciências Naturais e Biologia na Educação Básica pautada nos princípios humanísticos, científicos, tecnológicos e pedagógicos. Ainda segundo o projeto, a formação pautada na articulação entre ensino, pesquisa e extensão tem como foco os conhecimentos sobre o funcionamento, a classificação e a evolução dos sistemas biológicos; sobre as áreas das ciências exatas, da terra e da natureza, bem como sobre os conhecimentos pedagógicos, em uma perspectiva dialógica entre os saberes.

Mais informações sobre o curso

Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de quatro anos e é ministrado no período noturno. Este curso possui a finalidade de formar profissionais para atuar na Educação Básica, em particular, nos ensinos Fundamental, Médio e Médio Integrado, bem como em cursos superiores e ainda atuar em laboratórios de indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de pesquisa e do setor químico.

Mais informações sobre o curso

Tecnologia em Agroindústria

O curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de três anos e é ministrado no período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. Esse curso forma o profissional que planeja, executa e controla qualidade das etapas do processo de produção agroindustrial, contemplando a obtenção, o processamento e a comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais.

Mais informações sobre o curso

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de dois anos e meio e é ministrado em período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. Esse curso forma profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio do desenvolvimento de sistemas e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, orientando sua ação na sociedade em geral e no mundo do trabalho em particular para a busca de soluções para o setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida das populações. Os profissionais formados atuarão na área de desenvolvimento de sistemas, podendo exercer atividades no campo da análise de sistemas, engenharia de software e gerência de projetos.

Mais informações sobre o curso

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: diretor@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br