Campus Guanambi oferta vagas nos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia
Atualizado em 20 de abril de 2021 às 15:26 horas | Publicado em 20 de abril de 2021 às 14:59 horas

Estudantes interessados em cursar os cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia podem efetuar matricula no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi até 27 de abril. Os cursos são na forma subsequente, destinados a estudantes que já concluíram o ensino médio.

Por meio de edital de vagas remanescentes, estão sendo ofertadas 74 vagas no curso de Agricultura e 35 no curso de Zootecnia. Os estudantes deverão manifestar interesse na matrícula enviando a documentação exigida no edital para o e-mail: prosel@guanambi.ifbaiano.edu.br

A publicação das listas de matriculados e espera está prevista para o dia 28 de abril. O seleção prevê reserva de vagas para estudantes e baixa renda e estudantes oriundos de escolas públicas. Nestes casos, os interessados devem enviar também a documentação específica prevista no edital. As aulas serão iniciadas após a realização das matrículas.

Instruções para realização de matrículas nos cursos subsequentes

1-Período de inscrição: do dia 21 a 27 de abril de 2021;
2- Documentação deve ser enviada para e-mail prosel@guanambi.ifbaiano.edu.br
3- todos os documentos deverão ser enviados no formato PDF ou JPEG.
4- Assunto do e-mail deve está inscrito: edital de manifestação de interesse 2020.2 vagas remanescentes do curso técnico em agricultura ou zootecnia.
4- Documentos obrigatórios que devem ser enviados ao e-mail ( prosel@guanambi.ifbaiano.edu.br) para candidatos em ampla concorrência:
a) anexo II: ficha de inscrição;
b) documento de identificação: RG, CNH, entre outros;
c) CPF;
d) cartão do SUS;
e) certidão de nascimento ou casamento;
f) grupo sanguíneo do sistema ABO e fator RH;
g) cartão de vacinação constando vacina contra tétano nós últimos 10 anos;
h) 2 fotos 3×4 iguais e recentes;
i) comprovante de residência do ano corrente;
j) certidão de quitação do serviço militar (para candidato do sexo masculino a partir de 18 anos);
k) RG e CPF do responsável ( se o(a) candidato for de 18 anos);
l) quitação da justiça eleitoral para candidatos a partir de 18 anos( disponível http://www.tse.jus.br/eleitor/certidão/certidao-de-quitacao-eleitoral);
m) certidão de conclusão e histórico escolar do ensino médio ou certidão de conclusão do Ensino Médio por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) . Quando oriundo de pais estrangeiros, este documento deverá estar revalidado e devidamente acompanhado da expectativa tradução juramentada.

Confira o edital

Técnico em Agricultura

O curso técnico em Agricultura é voltado para jovens e adultos que concluíram o ensino médio e que buscam formação técnica na área de Agricultura ou que procuram oportunidades de qualificação e requalificação em menor tempo, (1) um ano e meio. O curso está organizado em três módulos: O primeiro é básico sendo ministradas disciplinas como Planejamento e Projeto, Gestão, Informática, Construções Rurais, dentre outras. No segundo e terceiro módulos, o aluno cursará disciplinas como: Olericultura, Culturas anuais, Fruticultura, Mecanização Agrícola, Beneficiamento vegetal, Irrigação e Topografia.

Técnico em Zootecnia

A estrutura do Curso Técnico em Zootecnia é composta de três módulos, com o primeiro básico, com disciplinas como Planejamento e Projeto, Gestão, Informática, Construções Rurais, dentre outras. O segundo e terceiro módulos, são voltados para a formação técnica do aluno, com disciplinas como: Avicultura, Apicultura, Bovinocultura, Suinocultura, Piscicultura, Cunicultura, Caprino-ovinocultura, Equideocultura e Beneficiamento da produção.