Proposta voltada a agricultores familiares feita por alunos do Campus Guanambi foi premiada na Maratona Territórios do Brasil
Atualizado em 9 de agosto de 2021 às 0:20 horas | Publicado em 3 de junho de 2021 às 13:30 horas

Na última terça-feira (1º), os alunos do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi conquistaram a 5ª colocação na Maratona Territórios do Brasil e garantiram um apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae). A iniciativa visa simplificar a vida dos agricultores familiares na gestão de seus empreendimentos rurais.

A equipe do desenvolvedora da proposta denominado “Poup – Gestão Financeira” foi formada pelos alunos Ernando Donato, Jhonny Alves, Matheus Ledo (7º Semestre de Engenharia Agronômica), Eliane Gomes, Maria Clara Lopes (2º Ano do Técnico em Informática) e Laisla Silva (3º Ano de Agropecuária). Além da 5ª posição geral, eles conquistaram ainda a 2ª colocação no Desafio Agro, com iniciativas voltar para o setor agropecuário.

Equipe Poup

O Poup é um aplicativo que surge com o objetivo de fornecer ferramentas direcionadas ao controle do fluxo financeiro das atividades e obtenção de informação, fornecendo extratos simplificados, balanços por data determinada, estimativas de produtividade e receita, além de várias outras funcionalidades, como o acesso ao panorama de cotações de preços dos produtos que ele irá ofertar no mercado nos principais centros e localidades próximos a sua propriedade rural. (veja mais sobre o Poup).

Além da premiação em dinheiro no valor de R$ 1 mil, e do certificado de participação na Maratona, a equipe desenvolvedora do projeto terá a oportunidade de colocar a ferramenta à disposição do público alvo com apoio do Sebrae, por meio do programa StartupBA.

A Maratona Territórios do Brasil é um evento de popularização da ciência, tecnologia e inovação, 100% online, que reuniu estudantes, professores e empreendedores dos territórios do Brasil para desenvolverem soluções que potencializem, principalmente micro e pequenas empresas da região norte-nordeste, que foram afetadas fortemente pela pandemia da Covid-19.

O IF Baiano foi uma das instituições organizadoras da Maratona Territórios do Brasil, juntamente com a Universidade Federal de Sergipe. O evento  fez parte das ações de continuidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, começadas em outubro de 2020. Para o professor Lucas Landim, um dos organizadores, a maratona cumpriu o objetivo de popularizar a ciência. “Tínhamos a missão de congregar territórios, instituições, empresas, aumentar a capilaridade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e fomentar a pesquisa e a experiência tecnológica. E agora, fechamos nosso último propósito de apresentar soluções inovadoras de grande impacto para todos os territórios do Brasil”, afirma Landim.

A iniciativa resultou em um banco de mais de 60 soluções que ficará aberto à consulta e servirá de inspiração para a comunidade.  (Clique aqui para acessar o banco com todas as ideias)

As equipes, até a sétima colocação, receberão premiação em dinheiro. Além disso, os primeiros colocados garantiram vaga no StartupBA, programa de aceleração do Sebrae Bahia que vai oferecer mentorias e capacitação por seis meses. Ao todo, a instituição destinou nove vagas para que os participantes da maratona possam acelerar seus negócios.

O programa IF Mais Empreendedor também selecionou 20 projetos para serem acelerados, uma grande oportunidade de estimular as equipes a continuar o desenvolvimento das soluções.

Além da premiação em dinheiro e das vagas no programa de aceleração, os participantes do grupo vencedor receberão uma cesta de Chocolates Morbeck, uma linha de chocolates orgânicos gourmet produzidos pela Fazenda Santa Ana, referência em  turismo rural na Costa do Cacau, na Bahia.

Confira o TOP 7 da Maratona Territórios do Brasil

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi