Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano – Campus Guanambi realizará live para divulgar livros publicados por docentes
Atualizado em 5 de julho de 2021 às 11:33 horas | Publicado em 29 de junho de 2021 às 21:50 horas

No dia 14 de julho, às 19h, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, por meio da Coordenação de Extensão, irá realizar uma live webinário para divulgar quatro livros – físicos e digitais – organizado por professores da instituição, com participação de estudantes e técnicos. A iniciativa visa fomentar o estímulo a publicações, com vistas à difusão do conhecimento cujas produções advêm de estudos correlacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Nesse webinário intitulado “Conexões Científicas e Tecnológicas – Ensino, Pesquisa e Extensão, Transformando Realidades” haverá apresentações culturais dos participantes do Famif 2021, roda de conversa com os(as) autores(as) dos títulos em divulgação e sorteios de alguns exemplares dos livros físicos. A transmissão será realizada pelo canal do Campus Guanambi no Youtube.

As publicações dos dois livros, em formato digital, foram selecionados, via edital da Pró-reitora de Extensão (Proex), com o objetivo de estimular a publicação de coletâneas de artigos acadêmico-científicos direcionados a promover o desenvolvimento educacional, social, cultural, científico e tecnológico da região Território Sertão Produtivo.

Dentre tais publicações, a obra intitulada “Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciência e Tecnologia de Alimentos”, foi organizada pela professora Aureluci Aquino, e reúne artigos científicos elaborados a partir de conhecimentos produzidos por estudantes, docentes e técnicos Administrativos do curso de Tecnologia em Agroindústria.

O segundo e-book que se intitula “10 Anos do Curso de Licenciatura em Química – Campus Guanambi”, foi organizado pelas professoras Bárbara Katharinne Lessa, Jane Geralda Santana e Sílvia Cláudia Marques Lima. Esta publicação aborda uma série de pesquisas científicas, com ênfase no percurso acadêmico nessa Licenciatura, vivenciado por docentes e graduandos(as). Também traz experiências de projetos e intervenções subsidiados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

As demais publicações foram produzidas com base em pesquisas realizadas por professores do curso de Agronomia, em parceria com pesquisadores de diversas instituições. “Banana: do plantio à colheita” tem o professor Sérgio Donato no rol de autores e organizadores, juntamente Aluízio Borém, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Maria Geraldo Rodrigues, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Dos mesmos autores, “Palma Forrageira: do plantio à colheita”, também conta com a participação de outros professores do Campus Guanambi na elaboração dos capítulos.

Veja mais sobre os livros

Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2021)

Organizadora: Aureluci Alves de Aquino
Editora Appris

Descrição
O e-book Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciência e Tecnologia de Alimentos é composto por artigos científicos elaborados a partir dos conhecimentos produzidos por estudantes e profissionais do curso superior de Tecnologia em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Guanambi.

Download Gratuito

10 anos do curso de Licenciatura em Química – Campus Guanambi: trajetórias de construção da identidade docente (2021)

Organizadoras: Jane Geralda Ferreira Santana, Bárbara Katharinne Alves Borges Lessa e Sílvia Cláudia Marques Lima
Pedro & João Editores

Descrição
A obra oportuniza o leitor a conhecer o percurso de docentes e licenciados(as), ao longo de 10 anos de existência do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Traz experiências advindas de políticas públicas subsidiadas pelo Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (Pibid), enriquecidas pela presença de graduandos (as) nos espaços escolares do Ensino Médio e Fundamental do Sudoeste da Bahia desde o início de sua formação.

Download Gratuito

Palma Forrageira: do plantio à colheita (2020)

Organizadores/Autores: Sérgio Luiz Rodrigues Donato, Aluízio Borém e Maria Geralda V. Rodrigues
Editora Epamig

Descrição
Esta obra destina-se a estudantes de ciências agrárias, a técnicos e produtores interessados na produção e utilização da Palma Forrageira. Aborda as mais recentes tecnologias para esta cultura como aspectos econômicos, botânica , exigências edafoclimáticas, preparo do solo e plantio, cultivares, adubação, manejos de irrigação, plantas daninhas, pragas e doenças e colheita. Palma Forrageira: do plantio a colheita foi escrito por renomados professores e pesquisadores desta cultura no Brasil.

Loja online

Banana: do plantio à colheita (2021).

Organizadores/Autores: Sérgio Luiz R. Donato, Aluízio Borém e Maria Geralda V. Rodrigues
Editora Epamig

Descrição
Banana: do plantio à colheita é um livro escrito por especialistas do Brasil e do exterior, com base em suas pesquisas, estudos e vivências, abordando, em seus diversos tópicos, de forma detalhada, as principais técnicas e tecnologias recentes, entre outras inovações aplicadas à produção dessa fruteira, considerando-se botânica e morfologia, aspectos ecofisiológicos e fenológicos, solos, nutrição e adubação, cultivares, propagação e implantação, irrigação e fertirrigação, manejo cultural de pragas e doenças, cultivo orgânico, colheita e pós-colheita, bem como a conjuntura socioeconômica. Este livro foi elaborado para atender as necessidades de estudantes de ciências agrárias, professores, pesquisadores, extensionistas, consultores, técnicos, produtores e todos aqueles envolvidos na cadeira produtiva da banana. Constitui, portanto, uma rica fonte de informações úteis a todos os interessados na produção dessa fruta.

Loja online

Outras notícias

02/04/2024 às 13:40h
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br