Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Cursos do Campus Guanambi receberam boas avaliações no Guia da Faculdade do Estadão
Atualizado em 12 de novembro de 2021 às 10:15 horas | Publicado em 4 de novembro de 2021 às 15:57 horas

Dois cursos superiores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi foram avaliados com quatro estrelas no Guia da Faculdade do Estadão 2021,. O veículo de imprensa avaliou a qualidade dos cursos em todo o país com conceitos de até cinco estrelas.

A classificação foi dada aos cursos de Agronomia e Licenciatura em Química.  Apenas cursos de bacharelado ou licenciatura são avaliados. Por esta razão, os cursos de tecnologia em Agroindústria e Análise e Desenvolvimento de sistemas não receberam notas. Já o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas não foi avaliado pois  foi iniciado no semestre atual.

O diretor-geral do Campus Guanambi, Carlito Barros, recebeu com satisfação as classificações dadas aos cursos da instituição. Ele aproveitou para parabenizar os professores, técnicos administrativos e estudantes.

“É muito satisfatório para o IF Baiano – Campus Guanambi receber estas boas avaliações no Guia da Faculdade. O resultado mostra o empenho de todos os envolvidos na construção dos cursos e a busca continua para manter e melhorar a qualidade do ensino ofertado. Parabenizo todos os professores, técnicos administrativos e alunos pelo feito”, disse.

Na Bahia, além do Campus Guanambi, apenas duas instituições obtiveram quatro estrelas no curso de Agronomia. O feito foi repetido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, e pala Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas. Já o curso de Química teve onze instituições baianas com quatro estrelas, além do curso da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que obteve cinco estrelas.

De acordo com o Estadão, o Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

São avaliados critérios como características da proposta de projeto pedagógico de ensino, o perfil dos professores que compõem o corpo docente e as condições de infraestrutura, materiais e equipamentos oferecidos pelos cursos.

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o Estadão e uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP).

No projeto do Guia, coube à equipe da Quero Educação a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos.

Os resultados finais da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas. (Veja aqui)

Agronomia

O colegiado do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica oferecido pelo IF Baiano – Campus Guanambi conta atualmente mais de 40 professores, dos quais, mais da metade são doutores e o restante possui títulos de mestre ou de especialista.

O Campus possui uma estrutura física com áreas de cultivo e experimentação, denominadas de Laboratórios Didáticos, de diversas Culturas Agrícolas de interesse regional (Palma Forrageira, Sorgo, Mandioca, Feijão, Algodão, Milho, Soja, Girassol, Culturas de cobertura do solo e Adubos Verdes, Maracujá, Citros, Banana, Manga, Banco de Germoplasma de Umbu, Olerícolas, Viveiro de Essências Florestais), Estábulo de Bovinocultura de Leite e Corte, Aprisco de Ovinos e Caprinos, Suinocultura, galpões de Avicultura de corte e postura, Cunicultura, setor de máquinas e implementos agrícolas, Fábrica de ração, Agroindústria, Casa do Mel, além de contar com 10 laboratórios das diversas áreas do conhecimento.

Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química do Campus Guanambi possui a finalidade de formar profissionais para atuar na Educação Básica, em particular, nos ensinos Fundamental, Médio e Médio Integrado, bem como em cursos superiores e ainda atuar em laboratórios de indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de pesquisa e do setor químico, de acordo com a legislação vigente.

Para isso, conta com um projeto pedagógico atualizado, apoiado por docentes experientes e com titulação de mestrado e doutorado em sua maioria. Dispõe de um excelente acervo bibliográfico, estrutura nova, diferenciada, com salas de aula climatizadas e laboratórios especializados para consolidar as teorias estudadas. A Licenciatura em Química possui dimensões de natureza científico-cultural que envolve as disciplinas pedagógicas e específicas da área do curso, além de estágio supervisionado e atividades complementares.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br