Membros da Genesys Jr. fizeram treinamento no IFNMG em Januária sobre o uso do espectrofotômetro de absorção atômica
Atualizado em 18 de dezembro de 2021 às 11:01 horas | Publicado em 7 de dezembro de 2021 às 8:53 horas

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária, recebeu os membros associados à Empresa Júnior de Licenciatura em Química Associação Civil, a Genesys Jr, em visita técnica no dia 19 de novembro, para ações relacionadas à utilização do espectrofotômetro de absorção atômica com chama do laboratório de solos da instituição.

A visita contou com a participação do professor Daniel Meira de Oliveira, do Técnico em Química Milton Ricardo Silveira Brandão, e dos discentes Pedro Henrique Alves Fernandes, Gabriela Pereira Cardoso, Dara do Nascimento Martins e Carmen de Assunção Neves do IF Baiano – Campus Guanambi, ambos envolvidos na consecução de diversas atividades da empresa júnior. O servidor José Germano de Souza Silva contribuiu com o apoio logístico de transporte.

A ação buscou fortalecer e ampliar os laços entre a Rede Federal de Educação, por meio do intercâmbio entre estas instituições e, principalmente, favorecer a troca de experiências positivas no processo formação de servidores e alunos. Esta iniciativa configura-se como o início de outras parcerias que poderão vir a acontecer entre as unidades de Januária e Guanambi.

De acordo com Servidor do Campus Guanambi, o Técnico em Química Ricardo Brandão, “o treinamento ocorrido no IFNMG Campus Januária, proporcionou conhecimentos imprescindíveis para o melhor entendimento das funcionalidades do Equipamento de Absorção Atômica, bem como uma ampliação dos conhecimentos teóricos sobre Espectrofotometria”.

O Servidor destacou ainda a importância da parceria firmada entre o IF Baiano e o IFNMG para posteriores capacitações, treinamentos e trocas de experiências. Informou por fim, que existe a possibilidade de instalação de um equipamento similar no IF Baiano – Campus Guanambi, e que uma proposta de trabalho está sendo criada em parceria com docentes da instituição.

A estudante do curso de Licenciatura Gabriela Cardoso, afirma que o “treinamento trouxe uma grande contribuição para o nosso aprendizado, tanto por podermos compreender de maneira prática o funcionamento e aplicação da espectrofotometria em um equipamento que até então não tínhamos tido contato, como pela dedicação com a qual o treinamento foi conduzido”.

A visita técnica teve o acompanhamento dos servidores Leonardo Passos de Sá e Jair do Nascimento Guedes, técnicos no laboratório de solos do Campus Januária. Eles possuem amplo conhecimento e experiência na área, que conduziram a operacionalização do espectrofotômetro. “O afinco e didática utilizada por Leonardo na explanação dos princípios de funcionamento do equipamento e demais abordagens acerca das técnicas espectrofotométricas, foram imprescindíveis para a eficiência e o sucesso do treinamento”, afirmou Pedro Fernandes, discente do Campus Guanambi.

Dara Martins, desfrutou da oportunidade para realizar análises do teor de cobre em cachaça, seu trabalho de conclusão de curso, e ressaltou que “a visita técnica foi uma experiência maravilhosa, momento de muita aprendizagem […] o empenho e o acolhimento que as pessoas do campus Januária tiveram com a gente foi de grande valia para desenvolvermos projetos futuros”.

Nesse sentido, a aluna do curso de Licenciatura em Química, Carmen Neves, aponta que “participar deste treinamento foi uma experiência ímpar, de bastante aprendizado e construção profissional técnica. Grata a todos os envolvidos que contribuíram para que esse encontro fosse possível”.

O Campus Guanambi agradece pela prontidão e cooperação dos colegas do Campus Januária pelo valoroso momento de intercâmbio de saberes e informações entre os servidores e alunos partícipes do encontro.  A formação de parcerias entre as unidades da Rede Federal de Educação Profissional tende a fortalecer e promover a qualidade do ensino e a formação de excelência dos nossos educandos e futuros profissionais.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000