Campus Guanambi oferta 200 vagas em cinco cursos superiores pelo Sisu
Atualizado em 17 de fevereiro de 2022 às 9:47 horas | Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 10:05 horas

De 15 a 18 de fevereiro, estudante de todo o país que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer às 216.870 vagas em 121 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022/1).

Em Guanambi, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está ofertando 200 vagas em cinco opções de cursos – Agroindústria, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas e Química. São 40 vagas para cada curso.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu será realizado com Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. Caso o candidato ainda não possua uma conta gov.br, deverá acessar o site e se cadastrar.

Em todo o Estado, o IF Baiano ofertará 860 vagas em 22 opções de cursos, nos campi das cidades de Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca.

O resultado da chamada regular está previsto para o dia 22, com prazo de matrículas entre 23 de fevereiro e 8 de março. No mesmo período da matrícula, os candidatos não selecionados na chamada regular podem manifestar interesse nas listas de espera.

A partir de 10 de março, as instituições de ensino farão as convocações para completar as vagas remanescentes. Os estudantes devem ficar atentos às convocações no site da instituição na qual pleiteia a vaga.

Confira a página de informações do IF Baiano, o edital do edital Sisu 2022/1, a retificação de 27 de janeiro e o termo de adesão das instituições participantes.

Curso do IF Baiano – Campus Guanambi

Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de cinco anos. As aulas são em período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. O Campus possui uma estrutura física com áreas de cultivo e experimentação, denominadas de Laboratórios Didáticos, de diversas Culturas Agrícolas de interesse regional, Estábulo de Bovinocultura de Leite e Corte, Aprisco de Ovinos e Caprinos, Suinocultura, galpões de Avicultura de corte e postura, Cunicultura, setor de máquinas e implementos agrícolas, Fábrica de ração, Agroindústria, Casa do Mel, além de contar com 10 laboratórios das diversas áreas do conhecimento.

Licenciatura em Ciências Biológicas

De acordo com o projeto pedagógico, a Licenciatura em Ciências Biológica tem como objetivo promover a formação profissional para atuação como docente de Ciências Naturais e Biologia na Educação Básica pautada nos princípios humanísticos, científicos, tecnológicos e pedagógicos. Ainda segundo o projeto, a formação pautada na articulação entre ensino, pesquisa e extensão tem como foco os conhecimentos sobre o funcionamento, a classificação e a evolução dos sistemas biológicos; sobre as áreas das ciências exatas, da terra e da natureza, bem como sobre os conhecimentos pedagógicos, em uma perspectiva dialógica entre os saberes.

Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de quatro anos e é ministrado no período noturno. Este curso possui a finalidade de formar profissionais para atuar na Educação Básica, em particular, nos ensinos Fundamental, Médio e Médio Integrado, bem como em cursos superiores e ainda atuar em laboratórios de indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de pesquisa e do setor químico.

Tecnologia em Agroindústria

O curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de três anos e é ministrado no período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. Esse curso forma o profissional que planeja, executa e controla qualidade das etapas do processo de produção agroindustrial, contemplando a obtenção, o processamento e a comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de dois anos e meio e é ministrado em período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. Esse curso forma profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio do desenvolvimento de sistemas e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, orientando sua ação na sociedade em geral e no mundo do trabalho em particular para a busca de soluções para o setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida das populações. Os profissionais formados atuarão na área de desenvolvimento de sistemas, podendo exercer atividades no campo da análise de sistemas, engenharia de software e gerência de projetos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000