Estudantes de Agronomia visitaram a Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães
Atualizado em 8 de junho de 2022 às 17:49 horas | Publicado em 5 de junho de 2022 às 10:26 horas

Nesta sexta-feira (3), estudantes do último ano de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi visitaram a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste Baiano, um dos principais polos do agronegócio do país.

A visita foi uma oportunidade de experiências com as principais tecnologias usadas na agricultura brasileira e também de contatos com as empresas do setor agropecuário.

Há quase três décadas, a instituição forma técnicos e agrônomos para o mercado de trabalho da região Oeste do Estado. Durante a feira, os estudantes encontraram colegas de curso já formados que atuam em diversas atividades agrícolas na região.

Para o professor Jairo Fernandes, coordenador da visita ao evento, o agronegócio do Oeste do Estado reconhece o potencial da Instituição na formação de pessoal qualificado para atuação nas fazendas e empresas da região.

“É uma grande satisfação ter esse reencontro com estes ex-alunos que já estão aqui no mercado de trabalho atuando. E é uma motivação para nós saber que nossa Instituição tem essa representatividade”, comentou.

A agrônoma Camila Cardoso, formada em 2019 no IF Baiano, atua em uma empresa de fertilizantes que estava expondo seus produtos e serviços na feira. Ela falou sobre a importância da participação de estudantes em eventos como a Bahia Farm Show.

“Eu e minha turma tivemos a satisfação de participar de algumas feiras durante a graduação. Foi muito importante para a gente conhecer o mercado do Oeste da Bahia, a questão de máquinas, novas tecnologias. Hoje fico muito feliz de estar do outro lado e fico muito satisfeita de poder apresentar as tecnologias para os estudantes do IF Baiano. Tenho certeza que vai ser de grande bagagem para eles no futuro”, disse.

Para o estudante Júlio César Rodrigues, “a feira é muito importante, pois na região de Guanambi não há tanto acesso ao desenvolvimento tecnológico, de novas máquinas, insumos e novos cultivares. A gente tem a oportunidade de ver de perto essas novas tecnologias e também de fazer contato com as empresas e com estudantes que já estão no mercado de trabalho”, comentou.

Já a estudante Brunyele Ribeiro imagina poder voltar à Bahia Farm Show no próximo já atuando no setor. “As experiências do evento podem nos possibilitar um estágio futuramente ou quem sabe um emprego. Eu espero que nosso próximo ano eu possa estar aqui novamente, mas como agrônoma formada e atuando como profissional do ramo”, disse.

A Bahia Farm Show teve início na última terça-feira (31) e foi encerrada neste sábado (4). A realização é da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Durante os cinco dias de evento, milhares de agricultores, técnicos e estudantes visitaram os mais de trezentos stands de empresas e instituições.