Projeto Procuradoria Mais Perto de Você chegou a Guanambi
Atualizado em 3 de fevereiro de 2023 às 10:41 horas | Publicado em 30 de novembro de 2022 às 11:22 horas

O Procurador Federal do IF Baiano, Osvaldo Almeida Filho, visitou o Campus Guanambi nesta terça-feira (29). A visita fez parte do “Projeto Procuradoria Mais Perto de Você”, criado com o objetivo de aproximar as ações da procuradoria com a comunidade escolar.

Logo pela manhã, ele participou de uma reunião com a equipe gestora e em seguida com lideranças das representações estudantil. A tarde, a reunião foi com os servidores e no início da noite com os estudantes do período noturno e das residências estudantis.

A visita debateu os aspectos gerais da Instituição referente à procuradoria. O procurador também abordou com a comunidade escolar questões relativas possíveis assédios que podem ocorrer no ambiente de aprendizagem e de trabalho.

“O projeto procuradoria mais perto de você é uma iniciativa da Procuradoria, referendada pelo Codir (Colégio de Dirigentes), no sentido de aproximar órgão das unidades dos Campi. O objetivo de reunir com a direção, com os servidores, com os alunos, é no sentido de apresentar quem é a Procuradoria, qual é a nossa atribuição, nossas funções, e também abrir um espaço para que estas pessoas possam tirar dúvidas diretamente com o procurador”, explicou.

Sobre os temas do assédio, o Procurador Federal disse que “existem muitas incompreensões sobre o que caracteriza o assédio, tanto na esfera administrativa disciplinar, até passando pela esfera penal, porque é uma conduta típica penal. Então, sempre que for solicitado, a Procuradoria irá trazer uma palestra para explicar para as pessoas o que caracteriza o assédio, assédio moral, espécies de assédio e situações mais recorrentes de assédio”.

Antes de chegar a Guanambi, o procurador levou o projeto a Serrinha, Itaberaba, Xique-Xique e Uruçuca. No início do próximo semestre letivo, ele vai iniciar as visitas aos demais nove Campi da Instituição.