IF Baiano inscreve para Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido
Atualizado em 3 de fevereiro de 2023 às 10:41 horas | Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 10:53 horas

O Instituto Federal Baiano está com oferta de vagas no curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido (MPPVS) , no campus Guanambi.

O curso tem inscrições abertas de 9 de dezembro de 2022 a 30 de janeiro de 2023. A inscrição é realizada através de envio de documentação exigida pelo edital para o e-mail: prosselmppvs@guanambi.ifbaiano.edu.br.

Serão ofertadas 10 vagas para ingresso no MPPVS em 2023, sendo duas vagas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas e uma vaga destinada a pessoas com deficiência. O Processo Seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, visa avaliar a proposta de pesquisa, enquanto a segunda, de caráter classificatório, avalia o histórico acadêmico e profissional do candidato.

Podem se inscrever no MPPVS graduados ou graduandos que concluirão o curso até a data prevista para matrícula, em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Agrárias, Biológicas ou área correlata à área de concentração do curso pretendido. Podem ser admitidos candidatos de área não relacionada diretamente ao curso pretendido, a critério da Comissão de Seleção, desde que apresentem plano de trabalho compatível com os objetivos do programa.

Sobre o curso

O curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido visa potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, bem como para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à resolução destes problemas.

Pretende-se, com a instituição e desenvolvimento deste curso, capacitar profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos de inovação aplicados à produção vegetal no semiárido, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas diretamente relacionadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. O MPPVS possui área de concentração em Produção Vegetal, com duas linhas de pesquisa: Agricultura de Sequeiro e Agricultura Irrigada.

O MPPVS é um curso gratuito oferecido pelo IF Baiano com sede no Campus Guanambi, situado no Distrito de Ceraíma, s/n, Zona Rural, Caixa Postal Nº. 09, Guanambi, BA, CEP 46.430-000. Acompanhe a seleção nesta página.