IF Baiano oferta 200 vagas para cinco cursos superiores via Sisu em Guanambi
Atualizado em 14 de fevereiro de 2023 às 14:35 horas | Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 14:20 horas

De 16 a 24 de fevereiro, estarão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a uma das 200 vagas do IF Baiano Campus Guanambi,

As oportunidades são para quem quer cursar Agronomia, Agroindústria, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas e Química. Para cada um dos cursos são ofertadas 40 vagas.

A seleção é feita através da nota obtida pelo(a) candidato(a) em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e também na Redação.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. Durante o prazo de inscrição, é possível alterar as opções de curso. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Para concorrer, é necessário acessar a página do Sisu O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de fevereiro, já a manifestação de interesse em participar da lista de espera pode ser feita de 28 de fevereiro a 08 de março de 2023.

O IF Baiano oferta 860 vagas em 22 cursos. Além de Guanambi, a instituição oferece oportunidades de formação superior em Itapetinga, Bom Jesus da Lapa, Catu, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença. (Veja todas as vagas do IF Baiano)

Curso do IF Baiano – Campus Guanambi

Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de cinco anos. As aulas são em período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. O Campus possui uma estrutura física com áreas de cultivo e experimentação, denominadas de Laboratórios Didáticos, de diversas Culturas Agrícolas de interesse regional, Estábulo de Bovinocultura de Leite e Corte, Aprisco de Ovinos e Caprinos, Suinocultura, galpões de Avicultura de corte e postura, Cunicultura, setor de máquinas e implementos agrícolas, Fábrica de ração, Agroindústria, Casa do Mel, além de contar com 10 laboratórios das diversas áreas do conhecimento.

Licenciatura em Ciências Biológicas

De acordo com o projeto pedagógico, a Licenciatura em Ciências Biológica tem como objetivo promover a formação profissional para atuação como docente de Ciências Naturais e Biologia na Educação Básica pautada nos princípios humanísticos, científicos, tecnológicos e pedagógicos. Ainda segundo o projeto, a formação pautada na articulação entre ensino, pesquisa e extensão tem como foco os conhecimentos sobre o funcionamento, a classificação e a evolução dos sistemas biológicos; sobre as áreas das ciências exatas, da terra e da natureza, bem como sobre os conhecimentos pedagógicos, em uma perspectiva dialógica entre os saberes.

Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de quatro anos e é ministrado no período noturno. Este curso possui a finalidade de formar profissionais para atuar na Educação Básica, em particular, nos ensinos Fundamental, Médio e Médio Integrado, bem como em cursos superiores e ainda atuar em laboratórios de indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de pesquisa e do setor químico.

Tecnologia em Agroindústria

O curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de três anos e é ministrado no período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. Esse curso forma o profissional que planeja, executa e controla qualidade das etapas do processo de produção agroindustrial, contemplando a obtenção, o processamento e a comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de dois anos e meio e é ministrado em período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. Esse curso forma profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio do desenvolvimento de sistemas e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, orientando sua ação na sociedade em geral e no mundo do trabalho em particular para a busca de soluções para o setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida das populações. Os profissionais formados atuarão na área de desenvolvimento de sistemas, podendo exercer atividades no campo da análise de sistemas, engenharia de software e gerência de projetos.