Tenda da Ciência do IF Baiano terá serviços odontológicos e ultrassonografias gratuitas
Atualizado em 17 de março de 2023 às 15:20 horas | Publicado em 17 de março de 2023 às 14:58 horas

O evento Tenda da Ciência do IF Baiano, marcado para ocorrer nos dias 14 e 15 de abril, na Praça do Feijão, em Guanambi, fechou uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A ação popularizadora da ciência também contará com unidades de saúde para fornecer à população serviços médicos de odontologia e de ultrassonografia, tudo de forma gratuita.

A atividade faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com o apoio do CNPq/MCTI. De acordo com a comissão organizadora, com a parceria, a Tenda da Ciência vem agregando ainda mais responsabilidade social às ações de promoção e popularização científica no sertão baiano.

O programa Saúde Mais Perto na Tenda da Ciência do IF Baiano de Guanambi tem o objetivo de aproximar ainda mais a população da ciência, pois entendemos a importância da saúde para que uma sociedade tenha melhor qualidade de vida e assim possa ampliar sua capacidade de criação e conhecimento”, disse Lucas Landim, professor e coordenador da Tenda da Ciência, juntamente com a professora e também coordenadora, Normane Mirele, e com a comissão organizadora da ação, professores Amália Michelle, Bárbara Lessa, Crislene Leal, Emanoela Batista e Mayana Abreu.

Serão disponibilizadas duas unidades móveis de saúde, com capacidade de atendimento para mais de 1.500 pacientes, entre odontológico e de ultrassonografia, destinados à população a partir de cinco anos.

Os serviços de Odontologia serão fornecidos entre os dias 14 e 17 de abril, e estarão disponíveis em uma unidade móvel com 10 consultórios e capacidade diária de 160 atendimentos para procedimentos de: tratamento de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana, dentre outros.

Já os serviços de Ultrassonografia serão fornecidos nos dias 14 e 15 de abril, em dois consultórios médicos, instalados em uma unidade móvel para atender diariamente  300 pacientes que necessitem de procedimentos médicos como exames de USG – ultrassonografia com requisição médica (Mama, Transvaginal, Abdômen Total, Tireoide, Vias urinarias, Próstata via abdominal e partes moles).

Para acesso aos serviços, os interessados deverão apresentar o Cartão do SUS, RG e comprovante de residência. Para os serviços de ultrassonografia (USG), deverão apresentar a requisição médica e estar em jejum no mínimo de oito horas para USG do abdômen total.

A programação completa da Tenda da Ciência do IF Baiano pode ser encontrada no site de inscrições. O evento prevê a realização de atividades interativas, oficinas, e divulgação de trabalhos e mostras Científicas, além

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000