Ciência, tecnologia, educação e saúde serão os destaques da Tenda da Ciência nesta sexta e sábado em Guanambi
Atualizado em 18 de abril de 2023 às 10:23 horas | Publicado em 13 de abril de 2023 às 15:49 horas

Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o IF Baiano Campus Guanambi promoverá de 14 a 17 de abril, na Praça do Feijão, a I Tenda da Ciência, uma ação de popularização científica que vai envolver os municípios do Território Sertão Produtivo.

O evento vai contar com atividades interativas, divulgação de trabalhos e mostras científicas, buscando integrar instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades sociais, consumo e estimulando a participação de jovens em temas tecnológicos e científicos nas esferas locais, territoriais e mundiais.

A Tenda da Ciência fecha uma atividade de ação de popularização proposta pelo MCTI que é a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde o IF Baiano de Guanambi vem trabalhando de novembro de 2022 até aqui a consciência científica dos jovens da região, com o objetivo de diminuir o hiato que tem entre a sociedade, a pesquisa e o pesquisador. Por este motivo a Tenda vem reunir em uma praça popular, como a do Feijão, todo conhecimento científico que existe aqui no nosso sertão baiano”, disse Lucas Landim coordenador da Tenda da Ciência e da 19ª SNCT em Guanambi.

Entre os destaques do evento estão as tecnologias inovadoras relacionadas com as cadeias de valor do Território Sertão Produtivo, além de exposição da trabalhos científicos como estratégia de divulgação de ideias e projetos inovadores que busquem a melhoria da qualidade de vida da população da cidade e do campo, levando em consideração os setores produtivos presentes na Região de Guanambi (comércio, agroindústrias, leite e produtos lácteos, produção de grãos, fruticultura, pesca, aquicultura, entre outros).

Durante o evento serão realizadas Feiras de Ciências e Mostras Científicas com foco na popularização da Ciência e divulgação de ideias inovadoras nos municípios da Região, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar, integrando atividades que discutirão temas atuais como inovação, impactos da pandemia da Covid-19 nos setores produtivos dos territórios Baiano; tecnologias Sociais voltadas para Preservação Ambiental; geração de energia limpa; tecnologias poupadoras de mão de obra para desenvolvimento da agricultura familiar; produção agrícola saudável e sustentável utilizando biocompostos naturais; enfim, uma série de temas que ampliaram a visão da sociedade visitante sobre ciência e tecnologia no sertão da Bahia.

Segundo a comissão organizadora do evento os debates serão constantes na Tenda da Ciência na tentativa de nivelar, ampliar, popularizar ideias inovadores e, assim, de fato, promover a participação de todos os setores sociais, frente aos problemas gerados pelas desigualdades dos municípios.

Saúde Mais Perto

A Tenda da Ciência também vai promover mais saúde para os visitantes, por meio da parceria firmada com o Governo do Estado da Bahia, que irá disponibilizar serviços móveis de odontologia e ultrassonografia, garantindo atendimento gratuito aos cidadãos.

O programa Saúde Mais Perto na Tenda da Ciência do IF Baiano de Guanambi contará com duas unidades móveis de saúde com capacidade de atendimento para mais de 1500 (mil e quinhentos) pacientes entre odontológico e de ultrassonografia para população a partir de 05 (cinco) anos.

Os serviços de Odontologia serão fornecidos entre os dias 14 e 17 de abril, e estarão disponíveis em uma unidade móvel com dez consultórios e capacidade diária de 160 atendimentos para procedimentos de: tratamento de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana, dentre outros.

Os serviços de Ultrassonografia serão fornecidos nos dias 14 e 15 de abril, em dois consultórios médicos, instalados em uma unidade móvel para atender diariamente  300 pacientes que necessitem procedimentos médicos como : Exames de USG – Ultrassonografia com requisição médica (Mama, Transvaginal, Abdômen Total, Tireoide, Vias urinarias, Próstata via abdominal e partes moles).

A equipe do programa Saúde Mais Perto na Tenda da Ciência do IF Baiano de Guanambi  informa que para acesso aos serviços, deverão ser apresentados Cartão SUS e RG. Para os serviços de ultrassonografia (USG) deverão estar em jejum no mínimo de 08 horas para USG do abdômen total..

Confira a programação completa no site https://www.even3.com.br/tendadaciencia2023/

Ascom TENDA DA CIÊNCIA / Caliana Mesquita