Alunos e egressos de Química conseguiram aprovação no concurso do Governo do Estado
Atualizado em 9 de maio de 2023 às 11:06 horas | Publicado em 9 de maio de 2023 às 11:02 horas

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, divulgou no dia 29 de abril, o resultado do concurso público para preenchimento de vagas de professor e coordenador pedagógico da rede estadual. Entre os aprovados para a área de Química nos territórios Sertão Produtivo (Região de Guanambi) e Velho Chico (Região de Bom Jesus da Lapa), 14 são alunos egressos, ou alunos que estão perto da conclusão do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi.

Este quantitativo de aprovados representa quase 54% do total de 26 candidatos aprovados para as vagas de Química dos dois Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

As aprovações foram bastante comemoradas na comunidade acadêmica do curso. Para o coordenador, professor Raimundo Francisco, os resultados mostram que o curso segue seguindo seu objetivo. “Há treze anos, os docentes que compõe o colegiado do curso vêm oferecendo esta preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento, experiências da Química e áreas afins para a atuação profissional, com ênfase no exercício docente do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e/ou no Médio Integrado”, comentou.

Os aprovados agora aguardam a convocação. Aqueles que ficaram nos primeiros lugares deverão ser chamados para compor o quadro da rede estadual em breve. Os demais classificados ficarão na expectativa da abertura de novas vagas. No último concurso, realizado em 2017, todos os candidatos aprovados foram convocados e se tornaram servidores efetivos do Governo do Estado. A expectativa é que isto se repita com este certame.

O curso de Química foi o primeiro de licenciatura implantado no Campus, em 2019. Desde a formação das primeiras turmas, vários profissionais foram inseridos no mercado de trabalho, seja na rede pública ou privada. Os projetos de iniciação à docência e de residência pedagógica também têm contribuído com o desenvolvimento pedagógico do ensino da disciplina nos territórios de influência da instituição.

Além do curso de Química, no campo das licenciaturas, o Campus Guanambi também oferta o curso de Ciências Biológicas, implementado no ano de 2021, ainda sem turmas formadas.