Campus Guanambi inscreve para 77 vagas em cinco cursos superiores
Atualizado em 16 de maio de 2023 às 14:59 horas | Publicado em 16 de maio de 2023 às 14:27 horas

Estudantes que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2013 e 2022, podem se inscrever para uma das 77 vagas remanescentes em cursos superiores do Instituto Federal Baiano, no Campus de Guanambi.

Foi divulgado nesta terça-feira (16), o edital para preencher as vagas nos cursos de Agroindústria, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Química e Ciências Biológicas.

As vagas são remanescentes do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023.1 e representam uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ingressar em uma instituição renomada e obter uma formação de qualidade nas áreas de abrangência dos cursos ofertados.

As inscrições estarão abertas no período de 18 a 28 de maio. Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar a documentação digitalizada em formato PDF para o endereço de e-mail prosel.sisu@guanambi.ifbaiano.edu.br.

É importante que os candidatos leiam atentamente o edital, disponível na página de seleções do IF Baiano, para obter todas as informações necessárias sobre os cursos, documentos exigidos e demais detalhes do processo seletivo.

a) Requerimento de Inscrição preenchido e assinado (ANEXO II);

b) Documento de Identificação Civil – RG;

c) CPF.

d) Boletim do ENEM (de 2013 a 2022).

e) Autodeclaração étnico-racial (Caso se aplique) – ANEXO VII

Os demais documentos comprobatórios referente à reserva de vagas afirmativas serão apresentados no ato da matrícula, conforme item 6 do Edital.

Quadro de vagas

Curso do IF Baiano – Campus Guanambi

Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de cinco anos. As aulas são em período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. O Campus possui uma estrutura física com áreas de cultivo e experimentação, denominadas de Laboratórios Didáticos, de diversas Culturas Agrícolas de interesse regional, Estábulo de Bovinocultura de Leite e Corte, Aprisco de Ovinos e Caprinos, Suinocultura, galpões de Avicultura de corte e postura, Cunicultura, setor de máquinas e implementos agrícolas, Fábrica de ração, Agroindústria, Casa do Mel, além de contar com 10 laboratórios das diversas áreas do conhecimento.

Licenciatura em Ciências Biológicas

De acordo com o projeto pedagógico, a Licenciatura em Ciências Biológica tem como objetivo promover a formação profissional para atuação como docente de Ciências Naturais e Biologia na Educação Básica pautada nos princípios humanísticos, científicos, tecnológicos e pedagógicos. Ainda segundo o projeto, a formação pautada na articulação entre ensino, pesquisa e extensão tem como foco os conhecimentos sobre o funcionamento, a classificação e a evolução dos sistemas biológicos; sobre as áreas das ciências exatas, da terra e da natureza, bem como sobre os conhecimentos pedagógicos, em uma perspectiva dialógica entre os saberes.

Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de quatro anos e é ministrado no período noturno. Este curso possui a finalidade de formar profissionais para atuar na Educação Básica, em particular, nos ensinos Fundamental, Médio e Médio Integrado, bem como em cursos superiores e ainda atuar em laboratórios de indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de pesquisa e do setor químico.

Tecnologia em Agroindústria

O curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de três anos e é ministrado no período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. Esse curso forma o profissional que planeja, executa e controla qualidade das etapas do processo de produção agroindustrial, contemplando a obtenção, o processamento e a comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano – Campus Guanambi tem duração de dois anos e meio e é ministrado em período integral, abrangendo os turnos matutino e vespertino. Esse curso forma profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio do desenvolvimento de sistemas e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, orientando sua ação na sociedade em geral e no mundo do trabalho em particular para a busca de soluções para o setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida das populações. Os profissionais formados atuarão na área de desenvolvimento de sistemas, podendo exercer atividades no campo da análise de sistemas, engenharia de software e gerência de projetos.