Estudantes do Campus Guanambi criam chocadeira com comando à distância para produtores rurais
Atualizado em 13 de setembro de 2023 às 18:07 horas | Publicado em 11 de setembro de 2023 às 11:50 horas

Mais um projeto desenvolvido por estudantes do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, foi destaque na série de reportagens sobre pesquisadores e pesquisas científicas desenvolvidas na Bahia, promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb).

Desta vez, o projeto apresentado foi relacionado ao processo de chocagem de ovos de frango, etapa muito importante para garantir a produtividade da atividade. Trata-se de uma chocadeira automática, com controle remoto de luz, umidade e temperatura, desenvolvidos pelos alunos Alisson Livio, Emerson Alencar, Iuri Pereira e Luís Fernando, do curso Técnico em Informática para Internet, orientados pelo professor Woquiton Lima.

À reportagem, o estudante Emerson explicou que A elaboração da chocadeira usou madeira para criar a caixa, grade de ferro, para dar sustentação aos ovos, um motor de microondas, um controlador ESP8266, dois relês e dois sensores, um de temperatura e outro de movimento. “Além do controle da temperatura, o produto oferece a capacidade de controlar a umidade, acionando a ventoinha quando necessário. O mecanismo também permite a rolagem dos ovos, evitando que o embrião grude na casca. Todas essas ferramentas funcionam de forma automática e independente”.

A chocadeira é composta pela camada física, representada pela própria estrutura da máquina; a camada de aplicação, que consiste no software ou aplicativo utilizado para operá-la; e a camada de comunicação, que se refere à rede Wi-Fi. “O aplicativo da chocadeira oferece ao usuário a capacidade de monitorar em tempo real o ambiente dentro da chocadeira e realizar o controle completo. Isso inclui ligar ou desligar a lâmpada e a ventoinha, bem como programar a rolagem dos ovos no horário desejado. O app também fornece gráficos que exibem o histórico de temperatura e umidade, permitindo ao usuário acompanhar o progresso da incubação”.

O estudante explica que o foco da ideia é auxiliar, de forma mais barata, os produtores da sua região. “Nosso objetivo é criar uma chocadeira acessível para pequenos produtores, incorporando tecnologia para melhorar sua eficiência na produção. Já temos um protótipo testado e em funcionamento. O próximo passo será desenvolver isso em grande escala, em um viveiro de galinhas, por exemplo”. O projeto contou também com o apoio dos professores Lucas Landim e Maria do Socorro.

Em abril deste ano, durante a Tenda da Ciência, evento realizado pela instituição para popularização das ações de ciência em Guanambi e Região, o projeto foi apresentado pelos estudantes ao público.

A série de reportagens teve início no dia 8 de julho de 2019, no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. Na semana passada, o destaque foi o projeto desenvolvido por estudantes do Campus Guanambi para monitoramento em tempo real da qualidade da água de bebedouros públicos.

As produções mostra como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação para contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros.

As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Veja a matéria no site do Governo da Bahia