Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Guanambi será sede do 10º Seminário Baiano de Solos
Atualizado em 13 de setembro de 2023 às 18:09 horas | Publicado em 13 de setembro de 2023 às 17:42 horas

De 29 de outubro a 1º de novembro, Guanambi será sede do 10º Seminário Baiano de Solos (SBS), evento que reúne pesquisadores de todo o estado, consolidado como um promotor importante de articulação entre estudantes, docentes e pesquisadores dedicados à Ciência do Solo.

A instituição anfitriã desta edição será pela primeira vez o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), que há quase três décadas se dedica ao ensino das ciências agrárias, com oferta de cursos técnicos, superiores e mestrado nesta área. 

O décimo SBS tem como tema central “Solos do semiárido baiano: representatividade, potencialidades e fragilidades”. O objetivo geral é proporcionar a troca de conhecimentos e experiências em ciência do solo entre os participantes, representantes de algumas das principais instituições de ensino da Bahia.

A programação será ampla, contando com várias palestras, mesas redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentações de trabalhos. As atividades vão envolver participantes de instituições como a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do próprio IF Baiano (dos campi de Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Santa Inês), além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPMF).

As apresentações de trabalho serão na modalidade de resumo, em quatro áreas temáticas – Processos e atributos do solo; Solos no espaço e no tempo; Solos, ambiente e sociedade; e Uso e manejo do solo. O prazo para submissão se encerra no dia 22 de setembro.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro, no página do evento, hospedado na plataforma Even3. A taxa para estudantes é de R$ 30 e para profissionais de R$ 100. O link para submissão de trabalhos e toda a programação também podem ser conferidos pelo site.

O Seminário Baiano de Solos

O SBS foi idealizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET Solos), da Uesc, sob a tutoria da professora Ana Maria Souza dos Santos Moreau, pós-doutora em Agronomia. A primeira edição foi realizada em 2012 e até o ano de 2019 foram seis edições, todas sediadas na Uesc, em Ilhéus.

Em 2020, pela primeira vez, o evento foi realizado na Uesb, na cidade de Vitória da Conquista. Nos anos seguintes, por conta das restrições impostas pela pandemia, passou a ser promovido e organizado de forma remota, em parceria entre professores e estudantes da UESC, UEFS, UFRB e IF Baiano, por meio dos professores vinculados ao Centro de Estudos Tecnológicos em Informática e Agronomia (Ceteia). 

Na nona edição, em 2022, a programação voltou a ser realizada no formato presencial e novamente na Uesc, com participação também da Ufob e Ufba. Na ocasião, foi consolidada a formalização da Rede Baiana de Ciência do Solo. O tema debatido foi “Os caminhos para integração da Ciência do Solo da Bahia”.

Acesse o site do evento

Outras notícias

02/04/2024 às 13:40h
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br