Campus Guanambi recebe doutorando da Universidad Nacional de Colombia para período de estágio de pesquisa
Atualizado em 20 de setembro de 2023 às 14:48 horas | Publicado em 15 de setembro de 2023 às 18:08 horas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) firmou um acordo de cooperação e intercâmbio acadêmico e técnico institucional com a Universidad Nacional de Colombia. A iniciativa visa fortalecer relações de internacionalização entre as duas instituições em ações de pesquisa, ensino e extensão.

Nesta sexta-feira (15), como parte da parceria, o Campus Guanambi recebeu o estudante Oscar Eduardo Trujillo Obando para um período de estágio de pesquisa de três meses. Ele é aluno do doutorado em Ciências Agrárias com Ênfase em Solos e Água da instituição colombiana, mais precisamente no Campus de Palmira, na região de Cali, onde estão localizados centros de pesquisa importantes para as ciências agrárias.

Durante sua estadia, Oscar acompanhará experimentos e atividades dos cursos da instituição, principalmente do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido (MPPVS). Ele também vai participar dos eventos do Campus e visitar outras instituições da região e do Norte de Minas Gerais, como a Empresa Mineira de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), além de áreas de produtores.

O estagiário estrangeiro foi recebido na instituição pelo diretor-geral, Carlito Barros Filho, coordenadores(as), professores e técnicos. “Estou muito feliz pelo acolhimento que recebi dos companheiros e de toda a equipe de professores deste Instituto tão prestigiado. Permanecerei aqui durante três meses aprendendo com vocês e também compartilhando os meus conhecimentos. Sou engenheiro agrícola e, atualmente, estudante de doutorado. Este estágio é parte importante da minha formação para obtenção do título. Espero compartilhar o melhor com todos vocês”, disse Oscar.

O foco de sua estadia no Campus Guanambi deverá ser voltado para os estudos sobre irrigação com deficit hídrico, estratégia de manejo de irrigação que visa aumentar a eficiência de uso da água com manutenção das produtividades comerciais dos cultivos agrícolas, principalmente nas regiões semiáridas, tema no qual a instituição tem desenvolvido pesquisas reconhecidas. Dessa forma, esse estágio constitui uma formação complementar ao tema central do seu trabalho de tese que trata da determinação das necessidades hídrica do cacaueiro em Colômbia.

estagio if baiano universidad nacional de colombia
Direção do Campus e professores e técnicos deram as boas vindas a Oscar

Sérgio Donato, professor do IF Baiano e idealizador da parceria, ressaltou a importância das ações de internacionalização da instituição para troca de conhecimentos e para o fortalecimento do conceito dos cursos do IF Baiano. “A formalização deste acordo internacional é muito importante para as duas instituições pois abre mais possibilidades de trocas e difusão de conhecimento. Em breve também teremos alunos nossos fazendo este mesmo intercâmbio lá na Colômbia”, comentou.

O professor também agradeceu o empenho e a persistência da servidora Karina Primo, do Núcleo de Relações Institucionais (NRI), responsável pela elaboração da documentação que formalizou o acordo, e da professora de espanhol Samylle Bomfim, pela contribuição nas traduções necessárias para a formalização da parceria.

Já o diretor-geral Carlito Barros avaliou que a parceria com a Universidad Nacional da Colômbia é mais uma ação para ampliar o alcance da IF Baiano, abrindo espaço para novos intercâmbios de estudantes e servidores para pesquisas conjuntas.