Projeto disponibiliza materiais didáticos para estudo individual de estudantes surdos
Atualizado em 13 de outubro de 2023 às 0:32 horas | Publicado em 26 de setembro de 2023 às 15:42 horas

Foi lançado nesta terça-feira, 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, o projeto de extensão intitulado “Adaptação de materiais didáticos para estudo individual de discentes Surdos do Ensino Médio”, desenvolvido pelos servidores vinculados ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus Guanambi.

De acordo com a intérprete de Libras Jaiara Farias, coordenadora do projeto, o objetivo é promover acessibilidade em Libras, contribuindo para a autonomia dos estudantes surdos que frequentam o ensino médio, sem a necessidade do acompanhamento de um tradutor/intérprete de Libras, proporcionando independência nos estudos.

A iniciativa consiste na gravação de vídeos/janelas em Libras, com a finalidade de uma divulgação eficiente, para os alunos surdos do IF Baiano, e principalmente dos discentes surdos que frequentam as escolas de ensino médio de Guanambi, bem como para a comunidade surda em geral e usuários da Libras, já que os conteúdos serão divulgados em um canal no Youtube.

A data foi escolhida para o lançamento pela reflexão que promove sobre os direitos e a luta pela inclusão das Pessoas Surdas na sociedade.

“A cada semana lançaremos dois vídeos novos no canal, porém em comemoração ao dia Nacional do Surdo, hoje disponibilizaremos quatro vídeos”, disse Jaiara.

Ela lembra que a Língua Brasileira de Sinais é o meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil e que sempre é importante promover novas ações para fornecer conteúdos para este público.

Veja o vídeo de apresentação do canal