Comitiva do Campus Guanambi realizou expedição na Serra dos Montes Altos
Atualizado em 17 de outubro de 2023 às 9:18 horas | Publicado em 5 de outubro de 2023 às 12:43 horas

Uma comitiva formada por docentes e técnicos do IF Baiano – Campus Guanambi realizou, no último sábado (30), uma expedição até a cachoeira da Mandiroba, localizada na área do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos (Pesma).

A ação teve como objetivo mapear as possibilidades de planejamento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no local, que é considerado um refúgio natural da vida silvestre na região. A maior parte dos integrantes foi de professores do colegiado do curso de Ciências Biológicas, no entanto, professores de outras áreas também participaram, assim como o técnico administrativo Marcelo Gomes, responsável por guiar os demais pelas trilhas.

“Foi uma expedição extremamente enriquecedora, em que conseguimos visualizar a grande diversidade biológica da área nas diferentes fitofisionomias. É um ambiente encantador, com um devido grau de ameaça antrópica, mas com alto valor de preservação. A visita foi fundamental para avaliação das potencialidades de pesquisa e logística das metodologias. Como integrante da comunidade acadêmica do IFBaiano, e tendo uma unidade de conservação tão rica em nosso entorno, temos o papel de aliar o conhecimento acadêmico, com registro e avaliação da biodiversidade presente, mapeamento das ameaças, além de estratégias para contribuir para a conservação da biodiversidade do parque a longo prazo”, avaliou a professora Edyla Ribeiro de Andrade, doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

A expedição também contribuiu para o planejamento do I Simpósio sobre o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos (I Simpesma), que será realizado no dia 27 de outubro, dentro da programação do I Congresso de Educação do IF Baiano – Campus Guanambi.

A atividade abordará as potencialidades de estudos, pesquisa, extensão e educação ambiental no Pesma, com palestras, mesa redonda, roda de conversa e a elaboração de uma carta de intenções sobre ações de conservação e potencialidades turísticas e ambientais na área de conservação. O Museu do Alto Sertão (Masb) também estará presente com uma exposição itinerante ao longo do evento.

Veja a programação do I Simpesma

Data: 27 de outubro de 2023

08h – Boas-vindas

08h15 – Palestra – Joaquim Perfeito da Silva (Uesb) – Tema: O parque como subsídio para educação patrimonial, ambiental e desenvolvimento econômico regional.

09h – Palestra de Luana Paula Marques Batista(UC Pesma) – Tema: A estrutura do Pesma e Revissma, aspectos relevantes do Plano de Manejo e as perspectivas da Gestão da Unidade de Conservação.

09h45 – Intervalo

10h Mesa-redonda – Tema: A diversidade ambiental, composição sociocultural e potencialidades de estudos e turismo no Pesma.

Junívio Pimentel (Uneb)
Ana Paula Melo (Uneb)
Rafael P. Lima (Dir. Turismo – Oliveira dos Brejinhos – BA)
Mediação: Edyla Ribeiro de Andrade (IF Baiano)

13:00 – Palestra Kamila Santos Barros (Uneb) – Tema: Nas trilhas do Parque: o que a mastofauna tem a nos dizer sobre a Serra dos Montes Altos?

14:00 – Roda de conversa e Elaboração de Carta de Intenções

Coordenação da Roda: Sayonara Sabioni, Daniele de Brito e Sinézio Guimarães
Colaboradores da roda: Layton, Latinha e Emília (Ong Prisma)
Polliana Oliveira e Felizarda Bebé  – representantes no  Conselho Gestor do Pesma