Trabalhos de pesquisa e extensão do Campus Guanambi foram premiados no Cepex 2023
Atualizado em 19 de outubro de 2023 às 12:30 horas | Publicado em 11 de outubro de 2023 às 11:46 horas

Foi realizado na última semana, em Bom Jesus da Lapa, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão 2023, evento que reuniu as iniciativas de estudantes, professores e técnicos do Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

A programação contou com palestras, mesas redondas, oficinas e mostras de trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (Pibiex), dos cursos de pós-graduação e da MostraTec, que expôs invenções com foco no desenvolvimento sustentável.

Dois trabalhos desenvolvidos no Campus Guanambi foram premiados na avaliação do Pibic Graduação. O estudantes Arthur França e Joel da Silva, do curso de Engenharia Agronômica, conquistaram respectivamente o primeiro e o segundo lugar no julgamento dos avaliadores.

Já no Pibiex Graduação, os(as) estudantes Rita de Cássia Ramos, de Licenciatura em Química, e Aldo Jonas Rodrigues, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) conquistaram a terceira e quinta colocação na avaliação.

Dois projetos de estudantes do curso de ADS foram premiados na MostraTec. Durval Ferreira Sobrinho Júnior e João Vitor Nascimento de Souza conquistaram a terceira e a quinta posições.

Veja a relação de trabalhos premiados no Copex 2023:

Pibic Graduação

1º Lugar

Título: Alta densidade de plantio e irrigação com déficit hídrico controlado em mangueira Palmer.

Orientador: Carlos Elizio Cotrim

Bolsista: Arthur França Dantas

2º Lugar

Título: Balanço nutricional simplificado em acessos de umbuzeiros sob irrigação.

Orientador: Sergio Luiz Rodrigues Donato

Bolsista: Joel da Silva

Pibiex Superior

3º Lugar

Título: Quimaker: modelagem 3D para o ensino inclusivo de Química

Apresentado por: Rita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas

Orientado por: Radival da Costa Nery Junior

5º Lugar

Título: Craf – Curso de robótica para alunos do ensino fundamental 2

Apresentado por: Aldo Jonas da Silva Rodrigues

Orientado por: Fabio dos Santos Lima

Mostratec

3º Lugar

Título: Sistema Embarcado para Contabilização e Classificação de Pragas Agrícolas

Apresentado por: Durval Ferreira Sobrinho Júnior

Orientado por: Reinaldo Monteiro Cotrim

Lugar

Trabalho: Câmara de Processamento Digital de Imagem para Análise do Desenvolvimento Micelial de Fungos

Apresentado por: João Vitor Nascimento de Souza

Orientado por: Leandro Santos Peixoto

Pós-Graduação

6º Lugar

TítuloA política de assistência estudantil: Relação entre o recebimento dos auxílios financeiros e a permanência dos estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio.

Discente: Carlito José de Barros Filho (diretor-geral do Campus Guanambi e aluno do Mestrado Profissional em Educação do Campus Catu