Seminário de Agroindústria debateu ações de sustentabilidade na produção de alimentos
Atualizado em 19 de novembro de 2023 às 10:07 horas | Publicado em 24 de outubro de 2023 às 14:55 horas

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi (IF Baiano/Guanambi) promoveu a quarta edição do Simpósio de Tecnologia em Agroindústria (IV Simta). O evento contou com palestras no auditório e com minicursos e oficinas nos laboratórios e instalações agroindustriais do Campus.

A palestra de abertura foi com Felipe Walken, diretor da Linken Alimentos, empresa do ramo de vegetais em conserva sediada em Janaúba, no Norte de Minas Gerais. Ele falou sobre a importância das ações de sustentabilidade na indústria alimentícia e como isso contribuiu para a expansão da empresa.

Em seguida, Nielson Bonfim, diretor de políticas territoriais da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), e Itamar Pina, assistente territorial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ambos órgão do governo estadual, falaram sobre os desafios e perspectivas da agroindústria na Bahia.

No decorrer da programação, toda voltada para o tema “Agroindústria para o desenvolvimento sustentável”, as atividades tiveram foco na capacitação, envolvendo segmentos da cadeia produtiva da agroindústria.

Professores, técnicos do setor, agricultores familiares e empresários do ramo agroindustrial marcaram presença no evento e participaram das oficinas de produção de bebidas fermentadas, chocolates, queijos e panificação, buscando sempre o aproveitamento de frutos e outros produtos típicos da caatinga.

O professor Lucas Landin, coordenador do curso de Tecnologia em Agroindústria, destacou que o Simta tem buscado promover a capacitação dos envolvidos no setor agroindustrial, buscando abordar temas relevantes para a agroindústria do Território Sertão Produtivo e de todo o Nordeste do país.